A Orquestra Municipal de Uberaba (OMU), responsável pelo projeto Orquestra Jovem, divulgou, nesta terça-feira (15), seis vagas de violino para crianças de 10 a 13 anos. As inscrições devem ser feitas pelo formulário virtual disponível em https://bit.ly/vagasviolino. As seis primeiras serão absorvidas automaticamente e as demais entrarão para a lista de espera.
Segundo o chefe do Departamento de Regência e Formação Musical, Eliezer Thiago de Oliveira, o instrumento será ensinado do zero. Não é necessário ter conhecimento prévio para participar. “A criança vai aprender e, integrar, num futuro próximo, a Orquestra Jovem. A princípio, não é necessário ter o instrumento, mas depois de um tempo, para a adaptação, terá que adquirir um violino, que é barato”, explicou o maestro.
Em razão da pandemia, o projeto ainda está atuando de forma tímida. “Temos apenas uma frente de trabalho acontecendo no Teatro Experimental de Uberaba, mas a intenção é aumentarmos a oferta de cursos, como viola, violoncelo, contrabaixo e percussão. A tendência é que migremos para os bairros periféricos também”, disse.
Acesse o perfil da Orquestra Municipal (https://www.instagram.com/orquestrauberaba/) e da Fundação Cultural (https://www.instagram.com/cultura.prefuberaba/) para mais informações.