A Rádio América FM, em Uberaba, está no centro de uma nova denúncia de favorecimento eleitoral. A emissora, que pertence a um dos candidatos à prefeitura, Tony Carlos, foi novamente denunciada, no sábado (26) , por utilizar a programação para promover o próprio sócio e criticar a gestão da prefeita Elisa Gonçalves de Araújo, que busca a reeleição.
A denúncia foi apresentada pelos advogados Débora Flôr de Melo Rezende e Marcelo Venturoso de Sousa à Justiça Eleitoral de Minas Gerais. No documento afirmam que a rádio violou as normas eleitorais ao veicular conteúdo elogioso a Tony Carlos e, ao mesmo tempo, desfavorável à gestão municipal atual. Essa prática já havia sido motivo de condenação anterior contra a rádio, que, segundo a defesa de Elisa, manteve as mesmas ações mesmo após a ordem judicial.
O documento também aponta que a rádio, embora não tenha histórico de programação jornalística no fim de semana, abriu um espaço extra para destacar as propostas de Tony Carlos, além de convidar figuras públicas que expressaram apoio ao candidato. A defesa da candidata considera que essa prática cria um desequilíbrio na campanha, uma vez que a rádio está utilizando uma concessão pública para favorecer apenas um dos candidatos.
Os advogados de Elisa Araújo pediram uma liminar para interromper imediatamente a programação tendenciosa da emissora, com multa diária em caso de descumprimento. O caso agora aguarda decisão na 276ª Zona Eleitoral de Uberaba, que avaliará se concede a liminar para interromper a programação da rádio e garantir a neutralidade nos últimos dias antes do segundo turno.