A redução do consumo em toda a cidade ontem (27, terça-feira) trouxe o reflexo imediato na estabilização da distribuição de água desta quarta-feira, indicando que a ação direta da população, com práticas de economia, repercute positivamente no abastecimento.
Esta é a avaliação do presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbana, Rui Ramos. Ele observa que, embora o município enfrenta uma das crises hídrica mais intensas dos últimos anos, a Codau pôde suspender o fechamento dos reservatórios hoje (28) em virtude da contribuição dos moradores. E um outro fator de destaque foi o clima ameno, com temperaturas mais baixas.
“Apesar de estarmos com níveis críticos de vazão do rio Uberaba nesta seca e no limite de captação de água no rio Claro fica evidente que é possível passar por esta seca com menos impactos no dia a dia. A força de todos foi o diferencial para manter o abastecimento equilibrado”, ressaltou o dirigente. Para esta semana, a previsão é de retorno das altas temperaturas e por isto, é fundamental que os níveis de consumo continuem baixos, no intuito de preservar o patamar alcançado nesta quarta-feira.
A equipe de engenharia da Codau, com as estratégias operacionais definidas no Plano de Contingência, está obtendo resultados assertivos para manter a distribuição de água da cidade, com fechamentos de reservatórios, na maioria das vezes, apenas no período noturno. A Codau observa que o monitoramento do sistema de abastecimento é on-line e 24h/dia, por isto, qualquer risco de desequilíbrio serão adotadas manobras de imediato.