Previous
Next
Previous
Next

Reunião debate medidas para acolhimento de imigrantes

Compartilhe este post

Representantes do Governo Municipal reuniram-se, na última semana, com membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal para tratar de temas relacionados ao atendimento a imigrantes.

O motivo ensejador do encontro é a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de risco, membros de famílias venezuelanas e haitianas. A reunião foi presidida pelo titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos.

Entre outros desafios tratados, estão a regularização da documentação dos imigrantes, a melhora na convivência no entorno onde moram e o acesso à saúde e à educação. Para enfrentar os obstáculos, acordou-se pela criação de um grupo intersetorial com foco no estabelecimento de uma política municipal para o imigrante.

Conforme o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi, o grupo será formalizado em publicação no Diário Oficial do Município. “Uma das prioridades de trabalho será a elaboração de um fluxo de atendimento para essa população”, ressaltou Kobayashi. Na reunião, definiu-se ainda pela elaboração de diagnóstico dos imigrantes em Uberaba, a ser conduzido pela Seds.

Do Governo Municipal, também participaram da reunião o chefe do Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social (SDS), Renê Inácio; o comandante da Guarda Municipal (GM), Marcelo Neves; o coordenador do projeto Todos por Uberaba, da Secretaria de Governo (Segov), Ricardo Carvalho, e integrantes das secretarias de Saúde e de Educação.

Estiveram presentes o procurador da República, Thales Cardoso; o chefe da Polícia Federal em Uberaba, Mário Alexandre Veloso Aguiar; o promotor de Justiça da Infância e Juventude Rafael Calil Tannus; o idealizador do Projeto Ágape, padre Fabiano Roberto, além de representantes do Conselho Tutelar, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e da vereadora Rochelle Gutierrez.

Confira outras notícias: