Por intermédio da Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), a direção da Associação dos Feirantes de Uberaba vai renegociar a dívida junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Na oportunidade, o Governo Municipal solicitou também à empresa a instalação de pontos de energia para abertura de duas novas feiras.
A reunião aconteceu nesta semana, no Centro Administrativo da Prefeitura, e envolveu o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani; os responsáveis pelas áreas de Abastecimento, Mauro Genésio, e Feiras Livres da Sagri, Deyvid Silva; o presidente e vice da Associação dos Feirantes, Cláudio Luiz da Costa e Pedro Henrique de Oliveira, respectivamente, e os representantes da Cemig, Hudson Elvis e Valter Hugo.
Como titular da pasta responsável pelo funcionamento das feiras livres na cidade, Celani solicitou aos representantes da Cemig a renegociação de débito da entidade dos feirantes junto à companhia. Ele alegou toda a dificuldade enfrentada pela categoria durante a pandemia, mas que agora, com a volta da atividade à normalidade, é fundamental o parcelamento deste saldo devedor para uma quitação ao longo dos próximos anos.
Os representantes da Cemig assumiram compromisso de levantar todo o débito da Associação concernente ao uso de energia nas feiras livres e voltar a se reunir para negociar a pendência. Hudson Elvis disse que estas renegociações fazem parte da política da empresa.
O presidente da Associação, Cláudio Luiz da Costa, agradeceu a abertura da Cemig para o parcelamento da dívida, justificando que ela é decorrente da gestão anterior à sua na entidade. “Tudo começou com a desativação de uma feira e depois outras. Não se pediu o desligamento imediato do padrão e quando tentou tal medida, não foi possível em razão de dívida remanescente. O que foi aumentando”, descreveu. Ele demonstrou o total interesse dos feirantes em pôr fim ao débito. No entanto, Cláudio pede para que a Cemig seja sensível ao caso ofertando um parcelamento elástico e brando, mesmo porque os feirantes terão que continuar honrando com os atuais gastos de energia elétrica nas feiras.
Ainda na reunião, a Sagri entregou ofício à Cemig solicitando a instalação de novos pontos de energia para abertura de feiras livres no Tita Rezende e na avenida Nossa Senhora do Desterro, imediações do bairro Cidade Nova. Segundo José Geraldo, as feiras atendem pedido da direção da Associação e de moradores destas localidades, devendo ser efetivadas no primeiro trimestre de 2022.