O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba contabilizou, em 2023, mais de 21 mil saídas das unidades, para atendimento a pessoas em situação de urgência e emergência.
Ao todo, de acordo com o consolidado pela gestão do Samu, foram 21.117 atendimentos, a maior parte realizada pelas Unidades de Suporte Básico, com 18.906 (89,52%) e Unidade de Suporte Avançado, 2.211 (10,47%).
No ranking dos atendimentos por natureza, mais de 60% foram referentes a causas clínicas; 22%, traumáticas; 5%, psiquiátricas; 2%, pediátricas e 1%, obstétrica.
Quanto à classificação das demandas atendidas, 46% dos pacientes receberam a cor verde, 37%, amarela e 6%, a vermelha.
Quando chamar o Samu? Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação e envenenamento, queimaduras graves e na ocorrência de maus-tratos; nos trabalhos de parto, em tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito. Também quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns). Agressão por arma de fogo ou arma branca, soterramento, desabamento, crises convulsivas, e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.