A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, promove atividades de conscientização e orientação para a população em referência ao Dia Mundial do Diabetes.
As ações serão realizadas no próximo dia 13, no Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), e no dia 14, nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a médica Elisabete Aparecida Mantovani Rodrigues, as ações têm o objetivo de conscientizar as pessoas quanto à importância do diagnóstico precoce e ainda sobre o estilo de vida mais saudável.
O Ministério da Saúde destaca que o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-as em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Conforme a programação no Cemdhi, além do projeto sala de espera, que visa orientar pacientes com palestras breves, haverá aferição de pressão e glicemia.
No dia 14, Dia Mundial do Diabetes, as Unidades Básicas de Saúde realizam atividades orientativas.
Grupo de Hiperdia – A Prefeitura de Uberaba possui um programa que visa à prevenção do diabetes e da hipertensão arterial.
A porta de entrada para os pacientes são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Hiperdia oferece atendimentos, palestras a grupos de pacientes hipertensos e ou diabéticos. O paciente diabético dependente de insulina recebe do Município o insumo para acompanhar a glicemia.
Além de acompanhamento dos portadores dessas doenças, por uma equipe multiprofissional, o Hiperdia busca prevenir consequências causadas pela descompensação dos valores glicêmicos e da pressão arterial, tais como AVC, cetoacidose diabética, amputação de membros, insuficiência renal, dentre outras comorbidades.