Previous
Next

SDS emitiu mais de 2 mil cartões de estacionamento especial em 2024

Compartilhe este post

Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm três opções para obter o Cartão de Estacionamento Especial em Uberaba: presencialmente, na Seção de Educação no Trânsito, junto ao Centro Administrativo da Prefeitura; via WhatsApp, pelo número (34) 3331-2316; ou pela plataforma GOV.BR.

Esse cartão permite que veículos conduzidos por essas pessoas, ou que as estejam transportando, estacionem nas vagas reservadas. É obrigatório exibir o cartão no painel do veículo, e estacionar nessas vagas sem autorização constitui infração grave.

Mais de 100 cartões já foram emitidos em 2025 e em 2024, foram mais de 2.400, sendo 2.178 para idosos e 282 para pessoas com deficiência ou TEA, 18% e 23,1% a mais do que em 2023, respectivamente.

Desde julho de 2024, quando a emissão dos cartões passou a ser feita também de forma online, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou do portal Senatran, via plataforma Gov.br, já foram emitidos mais de 1.100 cartões especiais, demonstrando o impacto positivo da modernização e da acessibilidade desse processo para a população.

Segundo a legislação brasileira, 2% das vagas de estacionamentos públicos e privados devem ser destinadas para pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida, e 5% para os idosos.

Confira outras notícias: