Sebraelab é inaugurado em Uberaba

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

foto: Paulo Lúcio
O diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães, esteve na inauguração do Sebraelab em Uberaba

O município é o 8º no estado a receber o espaço, dedicado à geração de conexões e promoção da inovação

Com unidades nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha, o SebraeLab chega agora a Uberaba. O espaço foi inaugurado no dia 21 de outubro e desenvolvido para facilitar múltiplas conexões, trocas de experiências, vivências coletivas e novos modelos de negócio.

Entre os objetivos do Sebraelab está a promoção de capacitações, mapeamento das necessidades das startups e desenvolvimento de novas ideias. É um ambiente interativo, que utiliza metodologias ágeis, para estimular a cultura da inovação. O espaço vai se somar às universidades e aos centros de pesquisa de Uberaba para oferecer suporte e fortalecer novos negócios.

Para o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães, Uberaba tem o principal insumo para o sucesso do Sebraelab. “Por ser uma cidade com grandes universidades e centros de pesquisa, reconhecidos internacionalmente, há uma grande oferta de mão de obra qualificada, um celeiro de criatividade e inovação. É um contexto propício para transformarmos ideias inovadoras em produtos inovadores, com expectativa de contribuir com o município, a região e o Brasil”, destaca.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acredita que a atmosfera inovadora favorece a saída da zona de conforto em busca de melhorias. “A gestão pública tem seus entraves e mudar esse mindset dos gestores e servidores é fundamental”, observa.

O gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Rocha Ventura, pontua que o Sebraelab é mais um espaço para o ecossistema de inovaçãoe será um dos pilares no fomento ao desenvolvimento.

“O espaço vai criar um ambiente de conexão, um laboratório de ideias, onde serão lapidadas oportunidades. E esperamos que ele seja utilizado da melhor forma possível, cumprindo seu objetivo, que é a implementação de ferramentas ágeis e geração de aprendizado e conexão”, afirma o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito.

Já a diretora presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Keila Cristina Rocha Fialho dos Santos, alega que esta parceria vai ser importante não só para as entregas de produtos para Uberaba, mas também para outros municípios. “Vai trazer design thinking, metodologias ágeis, ou seja, toda essa parte de inovação.”

Para entender melhor sobre os conceitos do Sebraelab, acesse o site do programa.

Dinolab
Durante a inauguração do Sebraelab, foi apresentado o primeiro geoproduto de Uberaba, o Dinolab, dinossauro feito de papel machê reciclado, retalhos de tecidos e costurado, à mão, com linha de novelo. “O Dinolab tem um significado importante por conectar a história do Projeto Geopark Uberaba com nossa história”, afirma o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito.

A chefe do Executivo, Elisa Araújo, comemorou o fato de ter sido a primeira pessoa a receber o Dinolab, e destacou que Uberaba precisa potencializar cada vez mais as suas riquezas, a fim de alavancar o turismo. “Temos que valorizar nossa história, e os dinossauros, que fazem parte dela. Nosso desejo é conseguir a chancela da Unesco o mais breve possível, por meio do Projeto Geopark Uberaba.”

Confira outras notícias: