Previous
Next

Secretaria de Educação promove 3º Festival de Declamação de Poesias nesta quarta

Compartilhe este post

Acontece nesta quarta-feira (22), a terceira edição do Festival de Declamação de Poesias, promovido pela Secretaria de Educação (Semed), por meio da seção de Bibliotecas Escolares. O evento será a partir das 13h30, no TEU – Teatro Experimental de Uberaba “Augusto César Vanucci” (Rua Padre Zeferino, 988 – Fabrício).

De acordo com a Semed, o festival tem como objetivo desenvolver a arte de declamar poesias, envolvendo alunos da rede municipal de ensino, dando ênfase à valorização de autores de renome nacional. A escolha das poesias foi norteada por composições de poetas conhecidos e consagrados, como: Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Bráulio Bessa, Roseana Murray, Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Leo Cunha, Sérgio Capparelli, dentre outros.

Nesta etapa final, 28 alunos, do 5° ao 9° ano, se classificaram para representar cada unidade escolar. Todos os participantes receberão medalhas de honra ao mérito simbólica e os três melhores concorrerão aos prêmios: um celular (1° lugar); uma coleção box de livros do Harry Potter (2° lugar) e uma caixa de som bluetooth portátil (3° lugar).

A comissão julgadora será formada pela escritora e integrante da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Iná Bittencourt de Sousa Barbosa; pelo ator e diretor Emílio Cesar Sabino de Freitas; pela professora de português e servidora da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, Maria Violinda Oliveira Fortes; pelo professor e poeta José Maria Ferreira Madureira e pelo professor e vencedor da edição do festival de 2018, Filipe Nascimento Moreira.

O júri técnico avaliará os candidatos, por meio de ficha de registro, conforme critérios observados quanto à seleção do poema, entonação de voz, expressão corporal e postura no palco, originalidade/criatividade, além do respeito ao tempo máximo de três minutos por apresentação, que será cronometrado. Serão escolhidos os três melhores participantes.

Confira outras notícias: