Previous
Next

Neste calor, Prefeitura distribui água e intensifica acolhimento à pessoa em situação de rua

Compartilhe este post

Diante das altas temperaturas, a Prefeitura de Uberaba reforçou o atendimento à população em situação de rua. A operação, prevista para durar até fim do calor intenso, conta com distribuição de água, serviços de saúde e encaminhamento para abrigo.

Nesta terça-feira (21), as equipes percorreram o Terminal Rodoviário, Praça Jorge Frange e as avenidas Coronel Joaquim de Oliveira Prata e Orlando Rodrigues da Cunha. A iniciativa reúne as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau).

Os agentes do Serviço Especializado em Abordagem Social têm reforçado a busca ativa e o trabalho de convencimento para que a pessoa em situação de rua aceite um abrigo. Atualmente, a Prefeitura de Uberaba cofinancia 206 vagas em unidades de acolhimento institucional para esse público.

Os cuidados com a saúde incluem a atualização do cartão vacinal, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição da pressão arterial e glicemia, distribuição de kits de higiene bucal e orientações para enfrentar as altas temperaturas, além do fornecimento de água em copo descartável.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, a força-tarefa estará nos locais de intensa circulação de pessoas em situação de rua, como praças, rodoviária e avenidas. “As altas temperaturas afetam a todos, principalmente, a quem está nas ruas. Por isso, intensificamos o trabalho de acolhimento que já é feito no Município. Contamos, também, com o auxílio da população para que acione a Abordagem Social ao ver alguém nessa situação”, afirmou.

O cidadão pode acionar a Abordagem Social pelo (34) 9 9667 4451. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h à 0h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h. Além das vagas de acolhimento institucional, o Município mantém um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

O Centro POP oferece espaço para higiene pessoal, apoio social e psicológico, inscrição no Cadastro Único, inclusão no mercado de trabalho, encaminhamento para demais políticas públicas e outros serviços. A unidade está localizada na Rua Helena Manzan Rodrigues, nº 30 – Tita Rezende.

Confira outras notícias: