Previous
Next

Secretaria de Governo moderniza produção do Porta-Voz

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo Municipal passa a trabalhar com novo sistema para a produção do Diário Oficial Eletrônico, o Porta-Voz, a partir deste mês de setembro. A publicação traz informações como leis, decretos e atos públicos e é disponibilizada para a comunidade há 27 anos. A nova plataforma moderniza e otimiza a produção do material.

A plataforma foi licitada por meio de um pregão eletrônico. Além do sistema, a empresa oferece treinamento e suporte para a equipe de servidores responsável por cada secretaria.

Segundo a secretária de Governo, Indiara Ferreira, a modernização é uma prioridade do governo para trazer agilidade aos processos. “O Porta-Voz era produzido na plataforma Word, de forma muito complicada. Agora, os documentos das secretarias e do Legislativo serão direcionados para o sistema e a diagramação será automatizada. Desta forma, nossa equipe poderá se dedicar mais na análise dos processos, que é uma etapa fundamental do Diário Oficial”, afirmou Indiara.

A primeira edição do diário foi produzida em 6 de dezembro de 1994 e distribuída nos órgãos públicos em forma de jornal impresso, a partir do trabalho conjunto entre a Secretaria de Governo e Departamento de Comunicação, hoje, Secretaria Especial de Comunicação.

Na prefeitura, os atos a serem publicados eram encaminhados em discos de armazenamento, conhecidos como disquetes. Os arquivos eram diagramados com o programa chamado PageMaker, o mais atual em produção gráfica naquela época. Antes de 1994, os atos oficiais eram publicados nos jornais impressos da cidade.

Em 21 de junho de 2010, o Porta-Voz foi totalmente digitalizado. Produzido no programa Word e exportado em PDF, a versão impressa deixou de existir e o documento, desde então, é disponibilizado virtualmente no site oficial do Governo Municipal, sempre às quartas e sextas-feiras, e também em situações excepcionais, em edições extraordinárias.

Para a chefe de Departamento do Diário Oficial, Aparecida Giovanni Vieira, a plataforma vem para facilitar a produção do material, que levava até oito horas para ficar pronto. “A implantação do sistema vai otimizar nosso trabalho. Gastávamos muito tempo fazendo a diagramação, agora, com o sistema, vamos poder dar atenção para as outras atividades na Secretaria de Governo. É um sonho se tornando realidade, pois trabalhávamos de forma arcaica.”

Confira outras notícias: