Previous
Next

Secretarias de Saúde e de Educação organizam calendário de ações nas escolas municipais

Compartilhe este post

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, esteve nesta quarta-feira (5) na Secretaria de Educação discutindo o calendário de ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, nas escolas municipais. O diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho Assumpção, e a agente de endemias Camila Carvalho alinharam um cronograma de atividades que incluem palestras, teatro infantil, capacitações e oficinas de reciclagem.

O objetivo da iniciativa é conscientizar alunos e educadores sobre ações de combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A programação será desenvolvida ao longo do ano letivo, com atividades interativas que envolvem toda a comunidade escolar.

“O trabalho conjunto entre as duas secretarias é fundamental para fortalecer o combate à dengue, uma vez que as escolas são espaços estratégicos para essa conscientização. As crianças e adolescentes têm um papel essencial nesse processo, pois além de aprenderem sobre a prevenção, eles levam essas informações para suas famílias, ajudando a incentivá-las nas atitudes que previnem a proliferação do mosquito”, destaca Matheus.

A chefe do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Julia Gontijo, explica que o projeto acontece dentro do Grupo AMA – Agentes do Meio Ambiente, como uma das ações previstas no cronograma dos Grupos de Liderança, formados por alunos até o 9º ano da rede municipal.

“Vamos tentar aplicar também nas turmas de 4º e 5º ano, no turno vespertino, de acordo com a disponibilidade das unidades. Vamos organizar e tentar fechar mais parcerias para outras ações relacionadas a esse tema, que é de extrema importância”, declarou Julia.

As ações terão início em março e vão englobar a rede municipal como um todo, com o compromisso de esclarecer a importância do combate à dengue.

Confira outras notícias: