Previous
Next

Secretário reúne gestores da rede municipal de ensino

Compartilhe este post

Há uma semana empossado no cargo de secretário de Educação de Uberaba, Celso de Almeida Afonso Neto reuniu-se, nesta terça-feira, 6, com os diretores das unidades escolares e de apoio que compõem a rede municipal de ensino.

O grupo foi recebido no anfiteatro do Centro Municipal de Educação Avançada Eurídice Ferreira de Melo – Dona Lindú (Cemea Boa Vista) e o titular da Pasta deixou claro que as portas da Secretaria de Educação (Semed) estão abertas.

Celso revelou que a partir do ano que vem dará início à série de visitas às escolas e Cemeis para, entre outras questões, levar a minuta do plano de carreira dos profissionais do magistério para ciência de toda categoria.

Segundo ele, após essa etapa, a meta é encaminhar a proposta, em abril, para votação na Câmara de Vereadores, contemplando um plano inovador, que traga mais direitos à categoria. O secretário também informou ao grupo de diretores que outra meta da gestão é modernizar a legislação que trata do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE).

Ao longo de 2022, as unidades escolares da rede municipal de ensino receberam R$ 2.398.392,32 de repasse financeiro por meio do Programa.

Entre as prioridades do secretário, colocada aos gestores, está a melhora da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021, o primeiro medido após o início da pandemia pelo novo coronavírus, que fechou escolas em todo Brasil. Uberaba marcou 5,5 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,0 nos anos finais.

Em 2019, último Ideb apurado, cujos dados foram divulgados em 2020, o Município alcançou 6,0 e 5,3, pontos, respectivamente. “Nossa prioridade é no mínimo recuperar a nota de 2019. Para isso é preciso um diagnóstico e planejamento”, afirmou Celso Neto, que também tratou de outras questões pedagógicas e administrativas com o grupo.

Trabalho – Também nesta terça-feira, o titular da Semed reuniu-se com os diretores das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do Município – creches, associações e institutos – que juntas atendem a alunos da Educação Infantil e Especial. Desde a posse, Celso Neto tem feito seguidas reuniões com os técnicos da Pasta e demais servidores da Educação, para alinhamento de ações visando ao encerramento do ano e início de 2023.

Confira outras notícias: