Selo Ouro, kit escolar e dinheiro na conta: rede municipal volta às aulas nesta terça

Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) concluiu, nesta segunda-feira (2), a logística para o início oficial do ano letivo de 2026. Com todas as 79 unidades escolares preparadas, o retorno às salas de aula nesta terça-feira (3) será marcado pela entrega dos kits para os alunos, pela regularização de repasses financeiros, e pelo reconhecimento das ações pedagógicas promovidas em toda a rede.

O ano letivo começa sob a chancela da excelência educacional, com a rede municipal ostentando o Selo Ouro concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, certifica Uberaba como referência nacional na alfabetização de crianças na idade certa. A conquista é reflexo do cumprimento de metas rigorosas em gestão, formação continuada de docentes e monitoramento de desempenho.

Outro destaque deste início de ano é a distribuição dos mais de 29 mil kits escolares para todas as escolas. O material foi totalmente entregue às unidades de ensino, tanto urbanas quanto rurais, nesta segunda-feira (2), para garantir que cada aluno receba seus itens pedagógicos já no primeiro dia de aula. Importante ressaltar que a entrega é feita diretamente pela escola para os pais ou responsáveis, conforme organização da própria unidade.

No âmbito administrativo e financeiro, as 19 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que possuem termo de convênio com o Município vão começar o ano letivo com dinheiro no caixa, com o pagamento da primeira das cinco parcelas previstas para o decorrer de 2026, no valor aproximado de R$ 2 milhões e 500 mil. Ao longo do ano, o montante total de repasse para as OSCs alcançará a cifra de R$ 13 milhões.

Para garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes nas escolas e Cemeis, a operação do transporte escolar está garantida. Tanto as linhas rurais quanto as urbanas circularão regularmente a partir de amanhã, com cumprimento integral dos itinerários para atender à demanda de toda a rede.

“Estamos iniciando este novo ciclo com planejamento e respeito ao aluno e às instituições parceiras. Entregar o kit no primeiro dia e garantir o repasse às OSCs demonstra nossa prioridade em oferecer as melhores condições possíveis para o aprendizado desde o primeiro momento”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Petek.

Confira outras notícias: