Gestores de escolas e Cemeis participaram, nesta segunda-feira (24), do primeiro dia de Pró-gestão, voltado à formação dos profissionais que assumiram a condução das unidades de ensino da rede municipal para o quadriênio 2022-2025.
Promovido pela Secretaria de Educação (Semed), o evento tratou das metas de gestão da pasta, fundamentadas no Plano Decenal Municipal de Educação de Uberaba (PMDE 2014/2024).
Por meio de uma dinâmica, as assessoras pedagógicas Adriene Cristina Pontes Alves Silva e Carina Beatriz Nascimento convidaram os diretores a elencarem palavras-chave que retratassem os objetivos da gestão escolar. As mais citadas foram “educação de qualidade”.
A programação também trouxe, no período da manhã, apresentações sobre o Protocolo de Vagas/Sistema Acadêmico, comunicações oficiais, comunicação social e jurídico. À tarde, se apresentaram a Diretoria de Logística, que falou sobre alimentação e transporte escolar, e o Departamento de Educação Inclusiva.
“Compromisso e responsabilidade” foram as palavras da titular da Semed, secretária Sidnéia Zafalon, ao se dirigir aos diretores, quando das boas-vindas ao grupo. As atividades serão promovidas até o dia 31 de janeiro pela manhã e à tarde, no modelo remoto.
A pauta desta terça-feira (25), trata de temas como prestação de contas, com apresentação da Diretoria de Gestão, Planejamento e Finanças e também do pedagógico, com a Diretoria de Ensino. “Nesses seis dias de Pró-gestão estaremos aprendendo mais”, ponderou Sidnéia. Ela acrescentou que é muito importante que os gestores se apropriem dos assuntos relacionados à gestão escolar para conduzirem as unidades com excelência, tendo sempre em mente o lema da Semed: “Educação: construção de saberes em uma sociedade democrática e sustentável”.
O Pró-gestão estava previsto no processo de certificação de diretores, promovido ano passado pela pasta, e inclui ações que serão desencadeadas ao longo do mandato dos gestores das unidades escolares, por meio da oferta de formação continuada. As atividades visam ainda a atualização e troca de experiências entre os dirigentes escolares.