Previous
Next

SEU e PMU abrem as portas da UPA do Mirante ao público nesta quarta (31)

Compartilhe este post

A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), mantenedora da Uniube, e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, abrem ao público as portas da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Humberto Ferreira (UPA do Mirante), nesta quarta-feira (31), a partir de 7h, após período de reforma promovida pela administração municipal, depois de estragos provocados por forte chuva de granizo.

O presidente da SEU, Marcelo Palmério, destacou a orientação dada pela gestora das UPAs. “Os desafios são grandes e nossa experiência nos auxilia nesse momento. Vamos trabalhar para atender às expectativas. O compromisso é mostrar a melhor maneira de atender e acolher as pessoas que buscam os serviços de saúde”, disse.

A equipe de profissionais da SEU já fez os testes necessários para o início das atividades. Nesta segunda-feira (29) era finalizado o processo de higienização do prédio, além da colocação de móveis em suas posições. Nesta terça-feira, acontece a transferência de pacientes atendidos na UPA Provisória que necessitam da continuidade de assistência na UPA Mirante ou precisam de encaminhamento para unidade hospitalar.

Equipamentos utilizados na UPA Provisória também serão transferidos para a sede do Parque Mirante, nesta terça-feira (30). Para maior segurança dos pacientes, todos os casos de Pronto Atendimento serão recebidos na UPA São Benedito, das 19h desta segunda-feira (29), até às 7h da quarta-feira (31).

“Estamos acompanhando de perto todos os processos, tanto da transferência dos pacientes, quanto da incorporação dos equipamentos para a assistência. A prefeita Elisa Araújo se comprometeu em entregar um espaço humanizado a toda a população de Uberaba e é isso que vamos fazer. Temos uma UPA Mirante novinha e com o reforço assistencial em saúde que toda comunidade precisa”, ressaltou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.

Para minimizar eventuais transtornos neste momento de transição, a SEU reforçou as equipes assistenciais. “Nestas novas instalações, traremos atendimento ainda mais humanizado e acolhedor a todos os que necessitarem do pronto atendimento”, destacou Frederico Guglielmi Ramos, diretor administrativo da SEU.

Atendimento por triagem – Na sua nova fase, a UPA Mirante adotará com mudanças o atendimento pelo chamado protocolo de Manchester. “Faremos a triagem primeiro, identificando a gravidade do quadro do paciente, e depois é feito o cadastro, levando-se em consideração essa gravidade. Isso significa que um paciente triado com a cor vermelha será cadastrado antes de um outro classificado na cor azul, por exemplo”, informou Frederico Ramos.

Para o melhor conforto e entendimento, os pacientes serão informados sobre o fluxo de atendimento. O sistema já está em funcionamento na UPA São Benedito e nas instalações da UPA Provisória Mirante. Juntas, as duas UPAs contam com cerca de 300 colaboradores e 120 médicos.

Testagem técnica – Antes do acolhimento ao público na unidade, foram feitos testes de estanqueidade nas redes de gases medicinais, instalação de tanques de O2, testes de consistência e levantamento radiométrico dos equipamentos e áreas de raios-x, além de instalação e calibragem dos equipamentos. Houve também a distribuição do mobiliário, entre outras medidas.

Confira outras notícias: