Shopping Uberaba promove exposição sobre Dia do Rock

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Foto: Asscom/Shopping Uberaba

Nesta terça-feira, 13, comemora-se o Dia Mundial do Rock. O rock é mais que um gênero musical, é um estilo de vida, um pensamento e uma luta pela liberdade e igualdade social. Tudo começou com Elvis Presley, em 1954, com Thats Alright Mama. Sendo assim, o Shopping Uberaba promove a exposição Shopping’n Rock com o objetivo de marcar o Dia Mundial do Rock e homenagear as lendas vivas do gênero e as bandas da cidade, representadas pela banda de Uberaba, Black Pantera, composta por Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo Pancho. Na mostra há também  uma moto Harley Davidson, gentilmente cedida pelo jornalista Denis Silva Oliveira, que é dos fundadores da banda Outubro, da qual foi vocalista. Ele é apaixonado por rock e moto de alta cilindrada, companheira de aventuras, hoje compartilhadas com a família.
Estão expostas ainda as mais icônicas capas de vinis das inesquecíveis e imortais bandas de rock, como Beatles, Pink Floyd, The Who, Elvis Presley, Rolling Stones e muito mais, que foram emprestadas atenciosamente pelo empresário Fred Masson, do Soho Pub.

A origem do Dia

Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos,  além de ser transmitido para o mundo todo e atingir uma audiência de quase 2 bilhões de pessoas. O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

A banda Black Pantera excursiona fora, já tocou em Paris e em vários outros países da Europa, é a Black Pantera, formada na cidade em 2014). Influenciada por Rage Against the Machine, Bad Brains, Tupac, Motörhead, Metallica, Raimundos, Sepultura e Devotos, seu som tem elementos de thrash metal, hardcore punk e crossover thrash. Já tocou com bandas como Dead Fish, System of a Down, Slayer, Project46, O Rappa e Sepultura, apresentando-se na Colômbia, França, Itália e Estados Unidos. A banda ainda foi destaque no Download Festival, em Paris, e no Afropunk, em Nova York e Paris.

Tom Morello, guitarrista e compositor conhecido pelo trabalho na Audioslave e também na Rage Against the Machine, é dos grandes nomes do gênero que falam de Uberaba, focando os feras da Black Pantera.
Em Uberaba há várias outras bandas que defendem e imortalizam o velho e bom rock and roll e devem se sentir homenageadas também.
O primeiro disco da Banda Black Pantera, autointitulado, saiu em 2015. Lançou recentemente o single “Seis Armas” conseguindo mais uma vez grande destaque nas plataformas, e sites especializados. Neste ano de 2021 prepara o terceiro álbum de estúdio, ainda sem nome, que sairá pela Deckdisc, produzido pelo produtor e diretor artístico Rafael Ramos.

 APOIO À EXPOSIÇÃO
Denis Silva Oliveira
Fred Masson Soho Pub
Carlos Vitor
Memorial Chico Xavier

Confira outras notícias: