Um dos aplicativos de maior sucesso no futebol internacional, o SofaScore, que fornece os placares ao vivo das partidas, assim como estatísticas esportivas, está focando no Brasil para crescer na América Latina, e está aproveitando também a popularidade das casas de apostas no continente. O software foi criado na Croácia há 13 anos e já conta com mais de 20 milhões de usuários ativos mensais, sendo que cerca de dois milhões deles são brasileiros. Dessa forma, os desenvolvedores do app viram no Brasil um mercado em potencial para aumentar sua influência no continente sul-americano, lançando sua primeira campanha aqui, nomeada de “Seu Sofá Seu Estádio”, que tem como um dos seus principais parceiros o Brasileirão.
O SofaScore cobre mais de 500 ligas, torneios e copas ao redor do globo, sendo atualizado constantemente, e apresentando aos usuários resultados, estatísticas, calendários, tabelas, probabilidades e até transmissões ao vivo. O aplicativo, junto à bet365 análise, são praticamente indispensáveis para quem gosta de palpites nos principais campeonatos do futebol mundial. Além de reunir diversos dados sobre os campeonatos de diversos países, a plataforma ainda apresenta vídeos com os melhores lances das ligas mais populares, como a League 1, Bundesliga, Premier League, La Liga, Serie A Italiana, Copa do Rey, Liga dos Campeões, Copa do Mundo, entre outros.
A companhia que criou e administra o aplicativo está localizada em Zagreb, a capital da Croácia, e atualmente é um dos serviços de dados relacionados ao futebol mais utilizados no planeta. Por ser uma empresa com sede no Velho Continente, em seus primórdios a maioria dos usuários do aplicativo eram de países europeus, principalmente da Itália. Porém, nos últimos dois anos, o Brasil assumiu o posto de número 1, somando uma média mensal de pouco mais de 2 milhões de usuários, sendo o maior mercado do software croata.
Muito utilizado pelos palpiteiros
Como o aplicativo reúne uma grande diversidade de estatísticas sobre o futebol, ele passou a ser muito utilizado pelos apostadores. Sendo que a plataforma demonstra até mesmo os possíveis resultados das partidas, e esse prognóstico tem atraído uma legião de fãs. Com isso, o SofaScore tem se associado a algumas casas de apostas que atuam no Brasil, aumentando o seu tráfego de usuários. Além disso, a marca tem uma forte presença nas redes sociais, e na sua conta brasileira do Twitter alcançou recentemente os 200 mil seguidores.
Os Tweets publicados pela SofaScore estão sempre relacionados ao desempenho dos jogadores dentro de campo, fazendo um belo sucesso entre os brasileiros, onde em partidas do Brasileirão cada postagem ultrapassa as 5 mil curtidas facilmente. Segundo um especialista em vendas da SofaScore no Uruguai, Rocio Moitiño, a estratégia da companhia em investir no Brasil é essencial para o seu sucesso na América do Sul. “O Brasil é o grande mercado da América Latina e temos o prazer de fechar acordos com casas de apostas locais que queiram se mostrar em nosso site. Procuram tirar partido da forte penetração que temos neste mercado onde hoje registramos quase 2 milhões de utilizadores ativos por mês. Também vamos fechar acordos de integração com várias operadoras em seus sistemas”, afirmou Moitiño. Já os fundadores da empresa, Ivan Ivan Bešlić e Zlatko Hrkać, estão levando bastante a sério a conexão com o mercado latino-americano, e pretendem criar raízes por aqui: “Temos uma presença local muito forte com nossa equipe e pretendemos expandir com um escritório no Brasil, que conduzirá as atividades na América Latina”.
Os executivos também tentaram explicar o sucesso do SofaScore frente aos concorrentes. Segundo eles, o esforço constante para transformar os dados brutos em estatísticas valiosas, que realmente ajudam os torcedores a descobrir o que está acontecendo na partida em tempo real é o seu principal trunfo. Já que eles não oferecem estatísticas genéricas, mas sim análises detalhadas e perspicazes, jogo a jogo.