O Governo Municipal apurou que a Taxa de Ocupação de Leitos, fechada nesta quinta-feira (12), apurada na semana de 06 a 12/08, ficou em 77%. Esse índice não libera para a próxima semana as cirurgias eletivas, conforme critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
O índice é apurado para balizar a retomada ou não das cirurgias eletivas. A aferição tem início na sexta-feira da semana anterior, com fechamento previsto para toda quinta-feira.
Como primeiro requisito para a retomada das cirurgias eletivas, a Taxa de Ocupação de Leitos de UTI-Covid tem que ficar abaixo de 60%, considerando a capacidade total de leitos UTI-Covid que o Município possui (103 leitos). No início da pandemia, esse tipo de cirurgia foi suspenso quando a ocupação de leitos de UTI-Covid superou o índice de 60%, conforme Plano de Contingência, em fevereiro de 2021. A Saúde faz o caminho inverso para a retomada.
No caso de liberação, o paciente agendado para cirurgia eletiva, conforme as regras, terá que fazer Teste Rápido de Antígeno para minimizar a possibilidade de que pessoas com Covid sejam submetidas a procedimentos cirúrgicos eletivos. Essa é uma forma de se resguardar também a saúde dos pacientes.
A Secretaria de Saúde analisa constantemente a possibilidade de autorizar cirurgias eletivas. Serão levados em conta os índices observados rotineiramente pelos técnicos e, havendo possibilidade, a Pasta volta a tratar do tema com os prestadores da Saúde na cidade.