Previous
Next

Técnicos da Sagri e Conafer dão início aos protocolos do Mais Pecuária Brasil em Uberaba

Compartilhe este post

O Governo Municipal e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais  (Conafer) lançam, oficialmente, no dia 17 de fevereiro, no auditório da Alta Genetics, o programa Mais Pecuária Brasil. Para tanto, veterinário da Conafer já está em Uberaba participando de reuniões e visitas a campo com técnicos da Secretaria do Agronegócio (Sagri), dando início aos primeiros protocolos do programa no Município.

Num primeiro contato, o veterinário Carlos Vinicius Nascimento, que é o coordenador técnico do programa Mais Pecuária Brasil, reuniu-se com zootecnistas e agrônomos da Sagri e com o secretário José Geraldo Borges Celani. Ele disse que o programa da Conafer teve início no ano passado, sendo que atualmente atinge 18 estados da federação. Informou também que o convênio com as prefeituras é por período de quatro anos, proporcionando um total de 600 prenhez/ano.

Ontem e hoje (dias 8 e 9), o veterinário foi a campo com os técnicos do Agronegócio e deu início aos primeiros protocolos do Mais Pecuária em Uberaba. “Na visita ao pequeno agricultor familiar cadastrado, já com as vacas apartadas, é feito o diagnóstico de gestação com o aparelho de ultrassom. Confirmado que a rês está vazia (sem prenhez), dá-se início ao protocolo com a sincronização do cio. No oitavo dia são retirados os implantes e feita aplicação de hormônios, culminando no décimo dia com a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), por meio de sêmens adquiridos junto à Alta Genetics do Brasil”, relatou o coordenador do programa. Ele enfatizou ainda, que o benefício é totalmente gratuito para o produtor.

O titular da Sagri, José Geraldo Celani, enfatizou que esta é uma oportunidade, quase que única, para que o pequeno produtor tenha acesso à tecnologia de ponta e consiga, assim, realizar o melhoramento genético do seu rebanho, tanto gado de corte como de leite. Ele ressaltou que os técnicos da Sagri estão à disposição dos agricultores familiares no sentido de dar assistência, cadastrá-los e orientá-los no enquadramento da propriedade às exigências do Mais Pecuária. “Por exemplo, a propriedade precisa ter boa estrutura de curral, sobretudo, tronco, alimentação adequada para o rebanho e seleção de vacas com um bom escore corporal”, destacou. Ele lembrou que a área da propriedade deve ser de 4 módulos fiscais, algo em torno de 100 hectares.

Para o coordenador do Mais Pecuária, este suporte técnico por meio dos profissionais da prefeitura conveniada é fundamental. “Ele é que dá sustentação ao programa, afinal, o técnico é quem detecta, orienta e motiva os agricultores a trabalharem o melhoramento genético do seu gado, além de prestar, a tempo e hora, a devida assistência no decorrer e pós-protocolo”, salientou o veterinário da Conafer.

De acordo com José Geraldo, o lançamento oficial do programa Mais Pecuária Brasil está agendado para o dia 17 de fevereiro, próxima semana, a partir das 14h, no auditório da Alta Genetics do Brasil. Na oportunidade estarão presentes dirigentes da Conafer, da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar e Alta, a prefeita Elisa Araújo, assim como lideranças da agropecuária no Município e alguns pequenos produtores já cadastrados.

O secretário ressaltou que o produtor interessado deve procurar a Secretaria do Agronegócio e solicitar uma visita de zootecnistas da pasta à sua propriedade. O telefone, informou, é o 3318-0443.

Confira outras notícias: