O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), iniciou nesta semana, com a volta às aulas presenciais, ações nas portas das escolas com intuito de coibir aglomerações e a formação de filas duplas nestes locais. A princípio, a abordagem é educativa.
De acordo com a professora Dalci Teresinha Borges, chefe da Seção de Educação para o Trânsito da SDS, as ações são desenvolvidas por sua equipe e agentes de trânsito. A intenção, relatou, é evitar aglomerações na entrada das escolas. “Após dois anos sem aulas presenciais, a gente nota que as pessoas ainda estão tensas. A nossa função é de conscientizar crianças, pais e a sociedade como um todo na busca de uma convivência saudável”.
Segundo Dalci, que é pedagoga especialista em trânsito e mobilidade urbana, neste começo, os agentes estão apenas orientando, ou seja, educando os motoristas no tocante à obediência às leis de trânsito. Ela informou que, se a direção da escola permitir, a SDS está disposta a ministrar palestras para pais no interior do estabelecimento, de maneira que eles funcionem como agentes multiplicadores deste processo.
Nesta primeira semana, de acordo com Dalci Borges, estavam programadas abordagens educativas apenas em escolas municipais. No entanto, informou ela, que diante de reclamações da população de situações caóticas no trânsito e mesmo aglomerações em escolas particulares, tais ações foram estendidas. “Foram feitas reuniões com pais e direções e solicitado o respeito às normas de trânsito, bem como aos protocolos impostos pela pandemia da Covid-19,” destacou.
A determinação da SDS, salientou Dalci, é para que estas ações continuem podendo evoluir, infelizmente, de educativas para punitivas, caso o respeito às normas não seja observado.