No mês do Outubro Rosa, onde todas as atenções estão voltadas para a prevenção ao câncer de mama, três mulheres uberabenses vão à luta, defendendo o nome de Uberaba.
Inara Aparecida Leal, Julia Gontijo e Ercilia Stefanny Mendes dos Santos, a Lia, vão disputar, no dia 9 de outubro, um campeonato de Muay Thai, na cidade de Campinas (SP).
As atletas são treinadas pelo lutador de MMA, o uberabense Lucas Borges, que tem uma trajetória de muito sucesso nas artes marciais.
Elas começaram a treinar para auto defesa pessoal, tendo em vista o crescimento da violência. “Estamos focados em treinar autodefesa para mulheres. A violência aumentou muito e estamos trabalhando para dar mais confiança às mulheres para se protegerem e, dentro deste trabalho, estas alunas se destacaram e estão indo competir em um campeonato fora de Uberaba”, diz Lucas Borges.
As aulas começaram há um ano e esta será a primeira competição delas. As atletas vão disputar o DFC Dominium Fighter Champoinship, na categoria K1 de Muay Thai.
No entanto, as atletas estão sem patrocínio e sem apoio do Poder Público. “Elas estão arcando todos os custos do próprio bolso”, diz o treinador, que ainda busca parcerias para ajudar as alunas, que fazem parte de uma das equipes de luta que mais cresce em Uberaba. “Uberaba precisa de mais incentivo ao esporte”, diz o lutador.
Por outro lado, ele acredita no bom desempenho das atletas na competição visto que estão bem-preparadas. “Com certeza, todas vão buscar a vitória por estarem muito focadas no treinamento”, finaliza.