Uberaba compartilha experiência sobre Farmácia Solidária com município de Delta

Compartilhe este post

A secretária adjunta de Saúde de Uberaba, Eunice Simões, acompanhada pelas equipes da Diretoria de Atenção à Saúde e do Departamento de Farmácia da Prefeitura, recebeu na última semana o secretário adjunto de Saúde de Delta, Rafael Augusto de Lima Raymundo, e a gerente de Atenção à Saúde Bucal, Nirvania Martins, para uma reunião técnica sobre a implantação do programa Farmácia Solidária no município vizinho.

O encontro teve como principal objetivo apresentar o funcionamento do serviço, que recebe doações de medicamentos dentro do prazo de validade e faz a destinação correta para pacientes que necessitam, ampliando o acesso e evitando desperdícios.

Com cerca de nove anos de experiência na área de assistência farmacêutica, a equipe de Uberaba compartilhou orientações sobre a organização do fluxo de dispensação, critérios sanitários, documentação exigida e os procedimentos básicos para implantação do serviço.

Também foram abordados temas como a estrutura mínima necessária para funcionamento da farmácia, armazenamento adequado, controle de estoque e rastreabilidade dos medicamentos, garantindo segurança e qualidade no atendimento à população.

Na oportunidade também esteve em pauta a importância das Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti), cadastro, atuação das equipes e registro das ações junto ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a reunião, a equipe uberabense se colocou à disposição para apoiar o município de Delta, inclusive com a possibilidade de capacitações e treinamentos para profissionais que venham a atuar no projeto.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, a iniciativa reforça a troca de experiências entre os municípios e o compromisso regional com a ampliação do acesso a medicamentos e o fortalecimento da assistência farmacêutica no SUS.

Confira outras notícias: