A delegação de Uberaba conquistou onze medalhas – quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes – na fase nacional das Paralimpíadas Universitárias, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro, em São Paulo. Coordenada pelo técnico e chefe da seção de Paradesporto da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Alexandre Max, a equipe é composta por cinco paratletas, além de dois staffs, Valéria Almeida (atletismo) e Marília Moraes (bocha).
Na natação, foram oito medalhas. Sara Cristiane Souza (classe S12), da Unifacthus, conquistou ouro nos 100m livre, 50m livre e nos 100m costas; Tatiane de Souza (classe S9), da Uniube, bronze nos 100m costas e 100m livre; e Daniel Sousa (classe S8), da UFTM, ouro nos 200m medley e bronze nos 400m livre e nos 100m costas. Todos os atletas integram a equipe de competição da Funel. No atletismo, Lucas Vinícius Almeida (classe F33), da Uniube, conquistou a prata no arremesso de peso e no lançamento de disco. Já na bocha, Paula Morais, da UFTM, garantiu o bronze da classe BC1. Ambos os atletas treinam na Associação de Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu).
“Nossos atletas apresentaram um desempenho sólido, exatamente como planejamos. Agora, o foco volta para o JIMIP e o Campeonato Brasileiro. Nossa equipe é destacada e sabe que, a cada competição, enfrentamos adversários de alto nível e resultados expressivos. Com essa determinação, continuaremos treinando intensamente para os próximos desafios”, avaliou o técnico Alexandre Max. Participaram da competição, cerca de 300 atletas do Conexão Paralímpica, que engloba as Paralimpíadas Universitárias e as Paralimpíadas Militares.