Nos dias 13 e 17 de maio, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), promove o evento “Sankofa – Revisitando o Passado e Fortalecendo o Futuro”, com uma programação especial em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura, data marcada por reflexão, resistência e renovação.
As atividades incluem cortejos culturais e celebrações religiosas, convidando a comunidade para uma jornada de memória e construção coletiva de um futuro mais igualitário.
No dia 13 de maio, as atividades começam às 7h, com a concentração dos ternos, e às 9h com um cortejo que percorrerá as ruas Tapajós, Cândida Mendonça Bilharinho, Avenida Alexandre Barbosa, ruas Jaime Bilharinho e Ricardo Misson, culminando com uma missa, às 12h, na Igreja Santa Terezinha.
Já no dia 17 de maio, a concentração será às 7h e o cortejo terá início às 9h, com trajeto pelas ruas Capitão Domingos, Doutor Ludovice, avenidas Guilherme Ferreira, Leopoldino de Oliveira e Doutor Fidélis Reis, e ruas Quintiliano Jardim e Lauro Borges, seguido de missa de encerramento, às 12h, na Igreja São Domingos.
Segundo o coordenador de Políticas de Igualdade Racial da FCU, Reginaldo da Silva, liberdade é um direito, não um privilégio. “A história não se apaga; ela nos ensina”, disse ele.
A professora e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria Abadia Vieira da Cruz, reforçou a importância do momento: “É uma oportunidade para refletir sobre o passado e trabalhar em direção a um futuro mais justo e igualitário”.
O evento é uma iniciativa que busca não apenas marcar a data histórica, mas também fortalecer o diálogo sobre equidade racial e valorizar a cultura afro-brasileira, ressaltou o presidente da FCU, Cássio Facure.