Previous
Next

Uberaba recebe Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre em dezembro

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, recebe pela primeira vez, entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre (OOIT) de Diamantina. A unidade funciona em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e pequenos consertos em dispositivos já utilizados por pacientes.

Ao todo cerca de 140 pacientes de Uberaba e macrorregião serão atendidos na oficina que estará estacionada no pátio do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

A SMS já está em contato com os pacientes da fila que podem ser atendidos pela oficina, que nesta primeira etapa vai priorizar as pessoas que esperam por calçados e palmilhas, próteses e órteses.

“A oficina é um ganho para as pessoas que estão esperando pelas órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Isso vai garantir a assistência em saúde a uma demanda existente no Município e região”, destacou uma das integrantes da Junta Reguladora de Saúde da SMS, a fonoaudióloga Rosana Jordão Guidolin.

A Oficina funciona em um caminhão adaptado, que se desloca para diversos municípios. Com ele vai uma equipe de profissionais especializados, composta por fisioterapeuta, técnicos de órtese e prótese, sapateiro e motorista. Este grupo se dedica à confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de adaptações, ajustes e pequenos reparos em equipamentos já em uso pelos pacientes.

Na primeira visita da Oficina Itinerante serão realizadas medições precisas e prescrições detalhadas para cada equipamento, garantindo que atendam às necessidades específicas de cada paciente.

Confira outras notícias: