A Escola de Samba Tom Maior realizou seu segundo e último ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, demonstrando evolução, harmonia e forte canto da comunidade. A agremiação, que levará para a avenida em 2026 um enredo em homenagem a Uberaba e a Chico Xavier, concluiu o treino em 1h04, dentro do tempo regulamentar, com a passagem de 14 alas e quase 1.500 componentes.
Entre os principais destaques do ensaio estiveram a empolgação da comunidade, a bateria bem equalizada e a comissão de frente, que utilizou pela primeira vez um elemento alegórico na coreografia. A novidade criou um clima de surpresa que deve marcar a abertura do desfile oficial, reforçando a expectativa em torno da apresentação da escola no Carnaval paulistano.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Alexandre Cury, acompanhou o último ensaio no Anhembi e destacou a energia e a emoção vividas na pista. Segundo ele, a cada ensaio é possível perceber avanços na evolução, na harmonia e no sincronismo das coreografias. “Ouvir a escola cantando, especialmente nos momentos de pausa da bateria, é algo de arrepiar. A expectativa para o desfile do dia 14 só aumenta”, afirmou.
Alexandre Cury também convidou a população de Uberaba para acompanhar o desfile, seja presencialmente em São Paulo, pela transmissão ao vivo ou pelo telão que será instalado na Avenida dos Advogados. Ele lembrou ainda que, no dia 16, parte dos componentes da Tom Maior estará em Uberaba para uma apresentação especial, que integrará a programação do Carnaval na cidade, antecedida pelos desfiles das escolas de samba locais: Acadêmicos do Santa Maria, Bambas do Fabrício, Unidos do Marajó e Pérola Negra.
A Prefeitura destaca que não há utilização de recursos públicos para financiar o desfile da Tom Maior, nem para custear viagens de servidores para acompanhamento dos ensaios, que ocorrem de forma particular. O projeto é viabilizado por meio de patrocínios de empresas que acreditam na homenagem a Uberaba e reconhecem a visibilidade positiva que o desfile proporcionará ao município em nível nacional e internacional.

