Unidades de Saúde promovem diagnóstico do sarampo com o “Dia S” nesta terça-feira

Compartilhe este post

Nesta terça-feira (10), todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica do Município estarão promovendo o “Dia S contra o sarampo”. As equipes das Unidades realizarão uma busca ativa em todas as famílias atendidas pela Estratégia de Saúde da Família para tentar identificar se algum morador do Município chegou a apresentar os sintomas da doença.

Também será realizada a Sala de Espera com diálogo e sensibilização da população que estiver aguardando o atendimento quanto aos sintomas de sarampo e a vacinação. O intuito da Secretaria de Saúde é realizar um diagnóstico do Município e avaliar se em Uberaba teve algum caso suspeito de sarampo que não tenha sido detectado pela rede de saúde.

O sarampo é propagado por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, falar, de indivíduos doentes para outros não imunizados. Entre os principais sintomas estão pequenas erupções na pele de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro. A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos.

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível em Uberaba em todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde.

Confira outras notícias: