1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba recebe grande público no Mirante

Compartilhe este post

O encerramento do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba aconteceu neste sábado e domingo no Mirante Uberaba – Parque Netinho Guaritá com shows de diversos artistas locais e dos cantores Wilson Sideral e Sandra Sá com a banda Mané Galinha no especial Tim Maia. Durante o 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba circularam cerca de 5 mil pessoas. Respeitando o decreto municipal vigente que permite eventos com até mil pessoas, a organização fez o controle de entrada e saída do festival.

“O balanço que faço do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba é que foi um sucesso. Foi organizado, controlado o acesso das pessoas e percebemos que o evento permitiu aos pequenos empresários e artistas locais começarem a retomada econômica. Foi uma injeção de ânimo para esse setor que sofreu tanto durante os piores momentos da pandemia. É um início, vamos com bastante responsabilidade retomando as atividades e garantindo que o pequeno empresário se mantenha no mercado se sentindo apoiado pelo Governo Municipal”, afirmou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

O festival teve início no dia 29 de outubro com a participação de 20 restaurantes que concorreram em concurso de pratos produzidos com carne e leite zebu. Foram eles: Jorge’s Hamburgueria, Barroco Café, Cascata, Choperia Colorado, Crafters Beer & Beef, Cuba Jazz, Esquina do Pato, Fornace, Maragato Espeteria, La Trattoria, Laboratório 96, Mich, Mousse Cake, Paludo’s Espeteria, Sampaio, Santa Brasa, Soho Pub, The Bear, Vermelhinho e Pina Pizzaria.

Após o período de votação, três restaurantes concorrem ao título de “o melhor do festival”: Maragato, com o prato Espeto na Pedra; Sampaio, com o prato Mignon de Minas; e Esquina do Pato, com o prato Espetinho de Alcatra e Queijo, Tempura de Legumes e Vinagrete de Maçã. No dia 11 de dezembro na ABCZ, durante o Natal no Parque, será conhecido o melhor do festival.

Para a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues, foi um sucesso, um evento lindo! “As apresentações musicais e artísticas com a gastronomia local foram perfeitas e todos os participantes presentes foram os grandes protagonistas. Agradeço a todos os parceiros, e mais uma vez reforço que o Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba veio pra ficar. O planejamento para a edição 2022 já começou. Ano que vem estaremos novamente com este grande evento, a exemplo de outras grandes cidades mineiras. Escrevam: Viemos para ficar!”, frisou a analista do Sebrae Minas.

Onze restaurantes participaram com barracas nos dois dias de encerramento do festival no Mirante, são eles: Paludo’s Espeteria, Laboratório 96, Choperia Colorado, Crafter’s Beer & Beef, Esquina do Pato Bar, Piña Pizzaria, Soho Pub, Cuba Jazz Club, Barroco Arte e Café, Cascata Sorveteria e Jorge’s Hamburgueria. A Associação dos Produtores de Cachaça de Alambique do Cerrado Mineiro também participou, como convidada. O evento contou inclusive com a carreta do Sesc que promoveu aulas de culinária para crianças. Ainda foram arrecadados para o Programa Mais Brasil Sesc cerca de 400 kg de alimentos não perecíveis.

Maria Aparecida Basílio, diretora de Turismo, Feiras e Eventos, finalizou ressaltando que foi possível levar ao público o que Uberaba tem de melhor: boa gastronomia e boa música. “Uma soma de esforços que trouxe resultados surpreendentes e nos mostrou que somos capazes de muito mais. Vamos transformar nosso festival num evento que vai projetar Uberaba como potencial circuito gastronômico, competindo com grandes festivais em nível nacional”, disse.

O 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba teve como patrocinadores masters a Itaipava e a ABCZ, patrocínio da TV Integração, parceria institucional da CNC, Sistema Fecomércio-MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Sindicomércio Uberaba, além de seus realizadores: Grupo Petrópolis, Sebrae, Aciu, Prefeitura de Uberaba, Amee, Sinhores, UFTM e Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. A iniciativa também contou com o apoio do Convention & Visitors Bureau, Sicoob, Fiemg, Cigra, CDL, Comtur, Circuito Turístico Rota do Triângulo e Sesi Minas, Fundação Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural.

Confira outras notícias: