8º Mutirão de Castração da Prefeitura acontece de 17 a 27 de junho em Uberaba

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba realiza, entre os dias 17 e 27 de junho, o 8º Mutirão de Castração de cães e gatos, no pátio do Hospital Veterinário da Uniube, no bairro Tutunas. O horário de atendimento será das 7h às 17h, sendo aberto pela manhã aos felinos e à tarde, aos caninos. A meta é castrar mil animais agendados pela Secretaria de Meio Ambiente e Superintendência de Bem-Estar Animal.

O secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, informou que existem mais de 4 mil animais cadastrados e, por isso, não serão abertas novas inscrições. “Vamos dar prioridade para atender os já inscritos”, explicou.

A equipe da Superintendência de Bem-Estar Animal fará o agendamento e entrará em contato para confirmar a data e horário que o tutor ou protetor deverá comparecer ao local do mutirão, com seu documento de identidade.

Os animais a serem castrados devem estar em jejum de água e comida entre seis e oito horas, e devem ter, no mínimo, seis meses e no máximo sete anos de idade. Por isso, Edno alerta para a importância de o responsável comparecer com seu animal no dia agendado, pois não há como substituir o faltoso na última hora. “Se o cadastrado perceber que não vai conseguir comparecer, deve avisar a Secretaria de Meio Ambiente, com antecedência de pelo menos um dia, para que outro seja chamado”, disse.

Caso tenha dúvida ou necessidade de mais informações, o tutor ou protetor pode entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0316; WhatsApp (34) 3318-0218 (somente mensagens) ou o e-mail [email protected].

Nas sete edições anteriores, foram castrados mais de 8.400 animais. Estão programados mais dois mutirões para 2024, em meados de setembro e novembro, conforme a superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura.

De forma inédita, durante o último mutirão, um dia foi dedicado exclusivamente aos gatos de colônias, quando as protetoras levaram 113 felinos ao mutirão. “Queremos repetir essa prática e tentar castrar ainda mais felinos no dia 22, reservado para esse público. Vale lembrar que o controle populacional é a política pública mais importante para reduzir o tamanho das colônias. Esse, aliás, foi um dos temas tratados no Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo Uma Só Saúde, realizado nesta terça e quarta-feira”, destacou.

As cirurgias são feitas no castramóvel da Sociedade Uberabense de Proteção dos Animais e Saúde Humana (Supash), contratada dentro do convênio da Prefeitura com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale), tendo suporte do HVU.

De acordo com a legislação, todos os animais devem estar devidamente contidos, usando coleira e caixa de transporte individual. Animais bravios e de grande porte devem estar com coleira e focinheira.

Além da Superintendência/Semam, são parceiras do mutirão: a Codau; as Secretarias de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, a de Defesa Social, via Guarda Municipal, a de Comunicação (Secom); o HVU; a Fundação de Esporte e Lazer (Funel); a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

Confira outras notícias: