Previous
Next

Acidez Urbana – Jorn. François Ramos

Compartilhe este post

Fogo
Eleições 2024 prometem. Fontes indicam a aproximação da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) com o ex-vereador Kaká Carneiro. Em 2020 ele foi seu adversário ao compor chapa com outro ex-vereador, Thiago Mariscal (então no PSC), que concorreu ao cargo de prefeito. A dobradinha alcançou 17.705 votos naquela oportunidade.
 

Então
Durante o exercício da vereança Mariscal apontou sua “metralhadora” para o Prefeito Paulo Piau. Nas eleições de 2020, não deu trégua para o candidato da situação Heli Andrade, que foi o que mais sofreu com as suas críticas.


Oposição
Após a derrota nas urnas, Mariscal manteve uma postura de forte oposição ao governo de Elisa Araújo. Em 2022, ele uma vez mais colocou seu nome a prova, foi candidato a deputado estadual pelo PROS e conquistou 18.398 votos, ficando atrás somente de Tony Carlos (38.035 votos), com quem também tem “arestas”.


Então
Após a fusão do PROS com o Solidariedade de Elisa Araújo, a condição de oposição exercida por Thiago Mariscal passou a ser incompatível com a nova realidade, o que forçou o ex-vereador a procurar um novo “ninho”.


Pasme
O que poucos poderiam imaginar é que o caminho a ser trilhado por Mariscal se alinharia com um de seus maiores “desafetos políticos”, o ex-prefeito Paulo Piau, que trocou o MDB pelo PSDB. Com a mudança de ambos para o partido do deputado federal Aécio Neves, um novo contorno eleitoral começou a ser delineado para o pleito de 2024.


Tem mais
Esta semana, outra surpresa colocou ainda mais “fogo no parquinho”. O ex-prefeito Paulo Piau, o ex-deputado estadual e 2º colocado nas eleições municipais de 2020, Tony Carlos, e, o ex-deputado federal Franco Cartafina, firmaram acordo para “marcharem” juntos nas eleições municipais de 2024.
Foto: Reprodução/Whatsapp


Alinhando
Paulo Piau, Tony Carlos e Franco Cartafina ainda não bateram o martelo sobre quem será o candidato a Prefeito na disputa contra Elisa Araújo, que buscará a reeleição. Decisão deve ser tomada apenas após pesquisas que permitam melhor aferir a opinião dos eleitores.


Não acabou!
Importante lembrar que o panorama das eleições do ano que vem ainda depende, entre outros aspectos fundamentais, da definição do ex-prefeito Anderson Adauto, quanto a sua condição em relação à disputa pela cadeira de chefe do Executivo Municipal. Embora não confirme sua candidatura, AA adota postura diversa em seus posicionamentos públicos.


Pendência
Em 2022, Anderson Adauto desistiu de sua candidatura a deputado federal após pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público. O ex-prefeito de Uberaba foi condenado, em segunda instância, devido a irregularidades, apontadas pelo MP, em processo seletivo para agentes comunitários de saúde, o que na oportunidade o deixou inelegível.

Resolvido
Porém, a ação de AA foi submetida à análise da Câmara recursal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e agora a condenação já não é mais um obstáculo para sua vida política: “Fui julgado por uma câmara recursal composta por 15 desembargadores do TJMG e ganhei por 9 a 6 votos […] A ação que me impedia de ser candidato em qualquer eleição era essa. Agora não tenho mais impedimento jurídico”, frisou o também ex-Ministro dos Transportes.


Mulheres
A presença feminina na disputa pelo executivo municipal em 2024 não deverá ser restrita a Elisa Araújo. Entre os nomes que já circulam no meio político aparecem Patrícia Melo (PT), que nas eleições de 2020 conseguiu a preferência de 7.454 eleitores na disputa pela Prefeitura, e a pastora Regiane Isidoro, que em 2020 chegou a ser anunciada pelo PSDB como pré-candidata a prefeita de Uberaba. Porém, o partido desistiu da candidatura própria para integrar a coligação “Eu amo Uberaba”, que teve Tony Carlos como candidato a prefeito.


Força
Aliás, a força política que vem sendo consolidada tanto pela petista Patrícia Melo, como pela pastora Regiane, deve torná-las alvo de grande assédio pelos grupos que vão tentar tirar a Prefeitura de Elisa Araújo. Contar com uma delas como candidata a vice-prefeita, com certeza é uma estratégia que já começa a merecer a reflexão dos opositores da candidata à reeleição. O tempo dirá!


Criança feliz

O grupo “Unidos por um Natal de amor e solidariedade” iniciou sua tradicional arrecadação de brinquedos. As doações serão endereçadas a crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ajudar basta doar um brinquedo (bola, boneca, carrinho, jogos, etc.). Ponto de arrecadação já está funcionando na Minas Barber Barbearia (av. Fidélis Reis, 580) e, em breve, haverá outros. Para mais informações os interessados podem chamar o organizador da ação solidária, Julio Riposatti, no celular/whatsapp (34) 98826-8401


Covid-19
O governo federal anunciou que a partir do ano que vem a vacina contra a Covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo o Ministério da Saúde, estados e municípios devem priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença:


Risco
A medida é oportuna, pois, contrário ao que muitos pensam, a Covid ainda representa um grave problema para a saúde pública. Em Santa Luzia, cidade que integra a região da Grande BH, a segunda semana de outubro registrou um aumento de 306,6% no número de casos, o que levou a volta da exigência do uso de máscaras naquele município.

Frase
“Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo”.
(Margaret Thatcher)

Confira outras notícias: