Previous
Next

Acidez Urbana – Jorn. François Ramos

Compartilhe este post

Golpe
Em um mundo a cada dia mais complicado e sem tempo, a terceira idade encontra na tecnologia um instrumento para banir o distanciamento social e familiar comuns após a aposentadoria. Infelizmente, os marginais têm se aproveitado da fragilidade de conhecimento acerca dos perigos do universo digital, para aplicar golpes contra aqueles com mais de 60 anos. No primeiro semestre deste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) registrou um aumento de 76,9% nos casos de violência patrimonial contra pessoas idosas.


Fica esperto
Embora as quadrilhas se concentrem nas pessoas com mais de 60 anos, por serem caracterizadas como um grupo de menor familiaridade com as novas tecnologias e que também confia com mais facilidade nas abordagens dos criminosos, a verdade é que todo mundo, de qualquer gênero ou faixa etária, está suscetível a se tornar vítima dos estelionatários digitais. Registros neste sentido vem se multiplicando na cidade.


Proteção
De acordo com o advogado Weverson Barbosa (foto) é preciso desconfiar de pessoas que apresentem promessas milagrosas. Afinal, como diz o ditado popular: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Ainda segundo ele, outros cuidados simples podem evitar cair em golpes pela internet, dentre os quais não acessar links, instalar programas, passar dados pessoais, senhas e números de cartões de crédito a pedido de ninguém, especialmente aqueles que entrarem em contato pelo telefone, e-mail e aplicativos de mensagem.

                Foto: François Ramos


Má-fé
Mas se engana quem pensa que são apenas os “bandidos” que se aproveitam da inocência digital de significativa parcela da população com mais de 60 anos. Diariamente aposentados e pensionistas uberabenses têm registrado a ação de bancos e financeiras que, sabe se lá como, conseguem seus contatos telefônicos e “empurram” empréstimos com juros altíssimos. Com frases prontas, que incluem o tradicional “você foi contemplado e temos um dinheiro disponível para você em sua conta”, muitas das vezes a vítima só toma conhecimento de que se tratava de um empréstimo após o início dos descontos em seu benefício previdenciário.


Proibido
Neste sentido Weverson destaca que desde setembro deste ano, com a aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALEG) do projeto de autoria do deputado Sargento Rodrigues, bancos e outras instituições financeiras estão proibidos, no território mineiro, de ligar para vender empréstimos e outros serviços a idosos, aposentados e pensionistas.


Justiça
Com a decretação da ilicitude na prática de comercialização de empréstimos e outros serviços endereçados à terceira idade, por intermédio de telefone em Minas Gerais, o doutor Weverson Barbosa recomenda que, a exemplo dos casos de golpes, as vítimas procurem as autoridades policiais para o registro da ocorrência e um profissional do Direito para a adoção das medidas legais visando a punição dos responsáveis e a reparação de danos (indenização) nos casos em que a medida se aplicar.


Feira Gospel
No último final de semana, a Fundação Cultural de Uberaba realizou, na Praça da Bíblia, a 2ª edição da Feira Gospel de Uberaba. Criada por intermédio da Lei municipal 13.791/23, de autoria do vereador Samuel Pereira, que marcou presença no evento e comemorou a conquista com os participantes, a iniciativa proporciona a exposição de artes, peças teatrais, espetáculos de danças e comercialização de produtos e serviços voltados para o público cristão.

                        Imagens: François Ramos


Adeus
Com a proximidade “janela partidária”, prazo de 30 dias que ocorre a cada ano eleitoral para que os vereadores possam mudar de partido sem perder o mandato, Samuel Pereira deve deixar o MDB, que também abriga o Marcos Jammal e o presidente da Câmara Municipal, Fernando Mendes. Embora seu destino ainda não esteja definido é quase certo que o parlamentar continuará entre aqueles que apoiam a reeleição da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade).


Muita gente
O PP é outro que deve sofrer baixas na “janela partidária”. Atualmente o partido detém quatro cadeiras na Câmara de Vereadores, sendo elas ocupadas por Rochelle Gutierrez, Cabo Diego Fabiano, Cleomar Barbeirinho e Varciel Cabeleireiro. Além disso, nomes novos, como o do evangélico Julio Ripposati, sobrinho do ex-vereador e ex-vice-prefeito João Gilberto Ripposati, estão chegando ao partido de Franco Cartafina.


Impacto

Caso ocorra a fusão entre o PTB, do vereador Pastor Aloisio, com o PATRIOTA da vereadora Denise Max, para criar o “Mais Brasil”, o novo partido contará com vários nomes fortes para concorrer a uma cadeira no legislativo municipal, o que também pode implicar mudança de legenda.


Prefeitura
A fusão entre PTB e PATRIOTA já obteve parecer favorável do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, porém depende da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a homologação seja efetivada pela Ministra Cármen Lúcia a tempo das eleições municipais, a pretendida candidatura do petebista Hermany Andrade Junior (J. Júnior) para prefeito vai exigir muita negociação. 


Xadrez
Ainda em meio ao frisson causado pelo anúncio de que o ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PSDB), o ex-deputado federal, Franco Cartafina (PP) e o ex-deputado estadual, Tony Carlos (MDB), caminharão juntos na disputa eleitoral pelo poder executivo, a prefeita Elisa Araújo deixou claro que não irá antecipar o processo eleitoral.


Estratégia
Primeira mulher da história de Uberaba a governar a cidade, Elisa Araújo, em suas manifestações, tem reforçado para a imprensa que seu foco se concentra em entregar os projetos em andamento e continuar preparando a cidade para o futuro. Porém, é óbvio que a prefeita buscará a reeleição e está articulando apoios para assegurá-la. Várias reuniões com importantes personalidades do meio político local têm ocorrido nas últimas semana.


Presente
Pessoa muito querida por toda a população, Dora é uma figura folclórica de Uberaba. Ao completar seus 86 anos na última semana, ela recebeu, uma vez mais, a visita do amigo Tony Carlos, no Lar Espírita André Luiz. Claro que ele não esqueceu de levar os R$50 que ela queria de presente e providenciar um passeio ao Mercado Municipal para comprar pamonha e goiabada. Porém, o que mais chama a atenção nos vídeos que circularam pelas redes sociais é o amor e o carinho endereçado a ela pelo jornalista.


Nostalgia & solidariedade
Comunidade do Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia promove, no próximo dia 11 de novembro, a “Noite do Flasback”. O evento contará com a animação da Banda Mix e um rico cardápio de massas italianas. As mesas, para quatro pessoas, estão sendo vendidas a R$160,00. O valor não inclui bebidas. Toda a renda será revertida em favor das obras desenvolvidas pela igreja.

           Imagem: Reprodução/Facebook

Frase
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
(Franz Kafka)

Confira outras notícias: