Previous
Next

Acidez Urbana – Jorn. François Ramos

Compartilhe este post

Guerra
As eleições municipais de 2024 já começaram a esquentar, pelo menos em Uberaba. Com uma oposição comedida ao longo de seu governo, a prefeita Elisa Araújo não terá vida fácil em seu último ano. Alguns dos maiores desgastes políticos enfrentados pela chefe do executivo, em suas relações, ao longo destes primeiros três anos de gestão, com certeza foram distanciamento do vereador Tulio Michelli (Solidariedade) de sua base de apoio na Câmara Municipal e a ruptura traumática com o ex-vice-prefeito Moacyr Lopes, que renunciou ao cargo no início deste ano. Com certeza eles estarão em alguma das frentes políticas em construção para enfrentá-la.


União
O ex-deputado estadual Tony Carlos, que ficou em segundo lugar na última eleição, perdendo para a própria Elisa, não tem aliviado. Grande crítico do atual governo, o radialista já anunciou aproximação com Paulo Piau e Franco Cartafina com a finalidade de viabilizar uma candidatura forte para frustrar a reeleição da prefeita.


Tô aqui
Embora a decisão sobre qual será o nome disponibilizado pelo grupo para concorrer à Prefeitura tenha ficado para 2024, o ex-prefeito Paulo Piau, em entrevista concedida à Rádio JM, disse que candidatar-se pela terceira vez à Prefeitura de Uberaba não é um sonho, mas uma responsabilidade. Ele reforçou ainda que tem obrigação de liderar um processo e reunir pessoas de bem, com a finalidade de buscar um equilíbrio no debate político.


Ele sim
Porém, quem colocou “fogo no parquinho” desta vez foi o ex-Ministro dos Transportes, Anderson Adauto (PcdoB). Homem forte no governo do Presidente Lula (PT), recebeu em sua casa, no último final de semana, dirigentes partidários e companheiros de centro-esquerda para uma avaliação do quadro político e governamental em Uberaba, deixando claro que estará presente na disputa da Prefeitura em 2024.


Pronto
Várias vezes deputado estadual, também eleito deputado federal e por duas vezes, prefeito de Uberaba, Anderson Adauto afirmou ter recebido, do presidente Luís Inácio Lula da Silva, uma convocação para participar do processo sucessório de Elisa Araújo, que vale lembrar é aliada do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), opositor direto do chefe do Executivo nacional. Atendendo ao chamado, AA afirmou que seu nome estará à disposição da centro-esquerda nas próximas eleições municipais, o que significa uma nova perspectiva para a disputa que já contava com o grupo de Tony, Piau e Franco Cartafina.

   Foto: Reprodução/Facebook


Ela não
A Prefeita Elisa Araújo, por sua vez, tem evitado se manifestar a respeito do processo sucessório que se aproxima. Entretanto, suas ações demonstram que ela também “não está para brincadeira”. Uma de suas iniciativas mais emblemáticas, neste sentido, foi a substituição do presidente da CODAU, José Waldir, por Rui Ramos, que estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec).


Estratégia
As constantes reclamações de valores divergentes nas contas de água e a insatisfação da população com o processo de troca de hidrômetros, capitaneado por José Waldir, determinou a necessidade de Elisa intervir para por fim ao desgaste que estava sendo causado à sua administração. Rui Ramos é homem de confiança da primeira mulher à frente da Prefeitura de Uberaba e, um dos poucos que está com ela desde o início do seu governo.


Chave
O novo presidente da CODAU, Rui Ramos, também constitui um dos mais importantes articuladores de Elisa Araújo (foto). Ao lado de Beethoven Oliveira, que é secretário de Governo, ele está entre aqueles que participam de forma efetiva do processo de fortalecimento do núcleo de apoio da prefeita para o pleito que se aproxima.

  Foto: Reprodução/Facebook


Parceria
Casa de Apoio Danielle, instituição uberabense que há mais de duas décadas presta apoio a pacientes e acompanhantes no tratamento de câncer, passa atender também à população de Planura. Secretaria de Saúde daquela cidade comunicou oficialmente a nova parceria e destacou que a escolha da ONG se deu pela estrutura e pelo atendimento humanizado que a instituição oferece, contando com hospedagem, banho, descanso, apoio psicológico, assistência social e alimentação completa (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).


Em alta
Advogado Bruno Campos Silva (foto), que é Mestre em Direito Processual Civil pela PUC de São Paulo, vem se firmando como um dos mais respeitados juristas de Uberaba. Com trabalho acadêmico de qualidade reconhecida, o professor do curso de Direito da Unipac de Uberaba, integra o time de feras que assinam o livro “25 anos da Lei de Crimes Ambientais: antecedentes, efetividade e perspectivas da tutela penal de administrativa”, com lançamento nacional pela Editora Revista dos Tribunais.

     Foto: Reprodução/Facebook

Saúde
A Oficina Ortopédica Itinerante do Governo de Minas, tem sido responsável por levar esperança e mobilidade a milhares de pessoas com deficiência física no estado. Desde 2018, a unidade de Diamantina (infelizmente a única em funcionamento) tem disponibilizado serviços ortopédicos que já beneficiaram cerca de 20 mil pacientes em 122 municípios.


Finalmente
A partir de hoje (5/12), a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre (OOIT) de Diamantina, estará em Uberaba. O caminhão adaptado à produção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e pequenos consertos em dispositivos já utilizados por pacientes permanece na cidade até o dia 8/12. A expectativa é que cerca de 140 pacientes de Uberaba e macrorregião serão atendidos na oficina que estará estacionada no pátio do Centro Especializado em Reabilitação (CER).


Solidariedade
Ação solidária organizada por Júlio Ripposati, sobrinho do ex-vice-prefeito de Uberaba João Gilberto Ripposati (que faleceu de Covid em 2020), com a ajuda de muitos amigos e parceiros, entre eles o ex-deputado Federal Franco Cartafina, contribuiu para trazer mais alegria ao Natal das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Prof.ª Maria Emerenciana Cardoso.


Presentes
Em uma linda festa (foto), que aconteceu no dia 2/12, no espaço da Engisa, no bairro Jardim Maracanã, Julio Ripposati, graças à solidariedade e ao patrocínio de muitas pessoas e empresas, conseguiu viabilizar uma tarde com muita diversão para as crianças do CEMEI. Teve doce, refrigerante, pipoca, brincadeiras e muita animação. Quem também marcou presença foi o Papai Noel, encarregado de entregar para a criançadas os mais de 700 brinquedos que foram arrecadados.

     Arte: François Ramos

Cadeia
Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1341/23 pretende criminalizar e punir o charlatanismo religioso. Caso a iniciativa do deputado federal José Augusto Rosa (PL-SP) seja aprovada, a prática de se aproveitar da fé e da vulnerabilidade das pessoas, praticando falsos milagres e explorando financeiramente os fiéis, passará a ser punida com pena de prisão por até 4 anos.


Frase
“Também a omissão política, ou seja, a recusa em participar da vida pública em qualquer instância, é uma decisão política. Vale tanto para um condomínio quanto para a inserção nos rumos da cidade, do estado, da nação e do planeta”.
(Mario Sergio Cortella)

Confira outras notícias: