Alunos da rede municipal farão avaliações externas

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Alunos de 5º e 9º ano de 31 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na próxima semana. “A participação dos estudantes é muito importante”, afirmou a secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon.

Aos pais/responsáveis, ela solicitou que enviem seus filhos às escolas no dia da prova, mesmo os que estão assistindo aulas remotas, lembrando que as unidades escolares estão funcionando com todas as medidas de biossegurança contra o coronavírus.

“O Saeb nos permite avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes e nortear as políticas públicas para o próximo ano; ele nos oferece subsídios importantes, além de ser um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, justificou Sidnéia.

Outra importante avaliação acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, promovida pelo Estado: o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), informou a diretora de Ensino da Semed, Luciana Cruvinel.

O Simave proporciona a avaliação externa do sistema de ensino, por meio dos Programas de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Nos dois casos as avaliações são censitárias, de língua portuguesa e matemática. O Proalfa avalia alunos do 2º ano e o Proeb, do 5º e 9º ano.

Conforme Luciana, os pais ou responsáveis pelos alunos podem procurar a escola para mais informações sobre a data e horário das provas. Ela reforça a importância da participação dos estudantes nas provas e do apoio dos familiares enviando-os à sala de aula nesses dias.

Confira outras notícias: