Previous
Next

Aulas da rede municipal de ensino se encerram dia 20 de dezembro

Compartilhe este post

O calendário escolar de 2023 da rede municipal de Uberaba se aproxima do fim. A Secretaria de Educação (Semed) informa que o ano letivo nas 77 unidades de ensino será encerrado na quarta-feira, dia 20 de dezembro. Já as escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental funcionarão ainda nos dias 21 e 22 de dezembro para atividades de estudos adicionais, como aplicação da avaliação de reclassificação por infrequência, que é o exame direcionado aos alunos que não alcançaram, durante todo o ano, a frequência de 75% de presença.

“Foi um ano de muito trabalho e dedicação dos nossos servidores, professores e estudantes. Foi também um ano de celebração pelos resultados que alcançamos, fruto do esforço que toda a nossa rede já vinha empregando diariamente. Nossos alunos foram desafiados, por exemplo, em diferentes tipos de exames, como as avaliações diagnósticas, as provas do Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, além do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública, o Simave”, disse o secretário da Educação, Celso Neto.

Neste ano, o município de Uberaba recebeu com alegria a notícia da classificação em terceiro lugar da aluna Verônica Letícia Sousa Freitas, da Escola Municipal Professor Geni Chaves, na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), dentre 1,2 milhão de participantes de todo o Brasil. Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), os alunos da rede municipal também se destacaram com um número recorde de aprovados na primeira fase das avaliações. Com o objetivo de continuar estimulando e promovendo o estudo da disciplina, a Semed realizou também, em 2023, a 1ª Olimpíada Uberabense de Matemática para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, com a participação de 32 escolas municipais.

O ano também foi de investimento em tecnologia ligado à recomposição de aprendizagem, com a criação do sexto horário, que surgiu para suprir defasagens específicas de aprendizagem e habilidades essenciais dos anos anteriores de pandemia. Além disso, a Semed revisou, neste ano, a política do programa federal Escola em Tempo Integral. Em 2023, 36 Cemeis e 20 escolas ofereceram atividades em tempo integral, do berçário ao 5° ano. Para 2024, a Pasta realizou pactuação de metas, com a adesão de mais 641 novas vagas e atendimento até o 9° ano do Ensino Fundamental. Atividades complementares e de ampliação de jornada, com ações desenvolvidas no contraturno do ensino regular, em diferentes espaços culturais e esportivos, também continuaram a ser realizadas.

Em 2023, a rede celebrou a consolidação de diferentes projetos por meio de parcerias, como o Escola Transforma, com a criação de salas de leitura e acervo de mais de 400 livros, nas unidades da zona rural, com a Nutrien Soluções; com o Instituto Agronelli e as turmas de reforço escolar; com a VLI e o projeto de reciclagem e coleta seletiva “Novo Trilho”; o “TransformaSom, em parceria com o Ministério do Turismo, na realização de núcleos de inicialização musical; com o projeto de tour cultural “Zebu na Escola”, promovido pela ABCZ; com as construções das hortas sensoriais, em parceria com o Instituto Mosaic e o programa federal “Internet Brasil”, em conjunto com o Ministério das Comunicações, que promove a conexão à internet e inclusão digital aos estudantes e suas famílias.

Confira outras notícias: