A Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” realiza, neste mês, uma programação especial em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro, celebrado hoje (22). Exposição, brincadeiras, dança, rodas de leitura, contação de histórias e sessão de cinema fazem parte das atividades realizadas com os alunos da rede municipal. As escolas e Cemeis, previamente agendados, participam, diariamente, do “Folcloriando na Biblioteca”.
Para a chefe da seção de Bibliotecas Escolares, Adriana Fonseca, o intuito da comemoração é resgatar as manifestações dessa cultura popular tão rica com histórias, além de músicas, oficinas de criatividade, piquenique e muitas brincadeiras para as crianças. “Nós oferecemos manhãs e tardes dedicadas a envolver as crianças no resgate e na preservação da expressão da sabedoria popular, além de reconhecer a Biblioteca como espaço dinâmico e prazeroso para apropriação das mais variadas linguagens”, explicou.
Nesta terça-feira, as atividades começaram com a recepção das crianças e visita ao espaço do setor Infantojuvenil. Acompanhados das professoras, os alunos do Cemei Professor Raimundo Edmundo de Freitas cantaram e dançaram músicas típicas, como “De abóbora faz melão” e “Periquito Maracanã”, além de conhecerem a história do Saci-Pererê, exibida em vídeo, durante uma sessão de cinema.
Em roda, os alunos ainda escutaram a história do Bicho-Papão, entoaram cantigas folclóricas e se divertiram com parlendas e trava-línguas. “Eu e meu primo sempre brincamos de adivinhar em casa. Gosto muito daquela brincadeira de “o que é, o que é”, contou o pequeno Davi Luís Oliveira, do Pré-II.
A programação especial sobre o Dia do Folclore continua até o fim do mês de agosto. No dia 24, mais duas turmas do Cemei Prof. Raimundo Edmundo de Freitas visitam a Biblioteca, no período matutino. À tarde, é a vez dos alunos da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão. No dia 29, alunos do Cemei Maria Rosa de Oliveira se dividem em dois períodos para participarem das atividades. Já no dia 30, a Biblioteca recebe mais uma turma da unidade Esther Limírio. Para encerrar a ação, no dia 31, os alunos do Cemei Professora Dirce Miziara marcam presença durante a ação.