De 4 a 29 de novembro, o Governo de Minas Gerais irá promover a Campanha de Multivacinação 2024. O objetivo é viabilizar a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já deu início ao planejamento estratégico da campanha.
A mobilização será concentrada nas Unidades Básicas de Saúde. Seguindo o Estado, o município também irá promover o Dia D de Multivacinação, em 23 de novembro. Nesta quarta-feira (30), a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, esteve reunida, via videoconferência, com os profissionais da Atenção Básica. Anteriormente, na sexta-feira (25), a Superintendência Regional de Saúde promoveu uma reunião online com representantes da macrorregião Triângulo Sul, para alinhamento geral da campanha.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a diminuição das taxas de cobertura vacinal, verificada nos últimos anos, sinaliza um problema para a imunidade coletiva e risco do retorno de doenças até então controladas ou erradicadas. Em Uberaba, a SMS visa alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal dos imunizantes voltados para a faixa etária da campanha.
A caderneta de vacinação da criança ou adolescente será avaliada para atualização conforme as determinações do Calendário Nacional de Vacinação. Ao longo da campanha, serão disponibilizadas doses de BCG, Hepatite B, Febre Amarela, Poliomielite injetável, Pneumo 10, Meningo ACWY, Penta, Rotavírus, HPV e Dengue entre outras.
Reposição gradativa – Em relação ao cenário dos imunizantes que estão em falta, da Varicela (catapora) e Covid-19, a SMS informa que há previsão para reposição gradativa. A estimativa é que os imunizantes de COVID sejam entregues para a macrorregião de Uberaba no próximo dia 6 de novembro. Assim que as doses forem recebidas, a Central de Vacinas retomará as aplicações.