Previous
Next

Chuva reflete positivamente na vazão do rio Uberaba

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com a chuva desta sexta-feira (1) a vazão do rio Uberaba saltou dos 1.300 litros/segundo registrados na quinta-feira (30) para cerca de 4.000 litros/segundo na manhã deste sábado, dia 2 de outubro.

Durante esta madrugada a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas manteve o planejamento de fechamentos dos Centos de Reservação (CR). E como já comunicado anteriormente, os CRs serão todos abertos neste sábado, durante o dia. Para domingo (3), conforme decisão da equipe de engenharia da Codau, os reservatórios serão fechados na madrugada, entre meia noite e 6h da manhã, para que o abastecimento se mantenha equilibrado, e durante o dia a distribuição de água será liberada para todos os bairros.

O sistema de transposição do rio Claro foi desligado na manhã deste sábado depois de 104 dias em operação. Ele foi acionado com 73 dias de antecedência em relação à 2020.

“O rio Uberaba está com cerca de 30% a mais de volume depois desta chuva. Temos a segurança para suspender a transposição neste momento. Mas poderá ser acionada novamente, a qualquer momento, caso o rio volte a perder sua vazão. Os equipamentos permanecerão montados e equipes de plantão no rio Claro. Alertamos, entretanto, que nesta manhã de sábado, o consumo está muito alto e temos registro de intermitência na distribuição de água na região nordeste, abastecida pelo CR-11. Orientamos que ainda é necessário manter as medidas de economia para garantir a estabilidade no sistema”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias: