Codau finaliza obra de drenagem na Vila Ozanan e Planalto

Compartilhe este post

Na região Sudoeste da cidade o Governo Municipal, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas fez várias intervenções para melhorar o sistema de drenagem pluvial, beneficiando os bairros Vila Ozanan e Planalto. A entrega das obras foi nesta sexta-feira (24).

A Codau implantou drenagem em 12 ruas: av. Jovita Pinheiro e ruas Jaci Carvalho Rodrigues da Cunha; Lazarina Cândida de Jesus; Luciano Coelho da Silva; Celio de Oliveira; rua Alonso Teles Mendes; Marcelo Detoni; Asa Norte; Ceilândia; Planaltina; Esplanada e Domingos Felicônio Neto. As novas redes tem 1.600 metros, com diâmetro entre 400, 600 e 800mm em PEAD, uma solução moderna, mais durável e resistente ao impacto e com maior coeficiente de rugosidade, o que proporciona um escoamento mais rápido em seu interior. Essa dimensão é grande o suficiente para receber e drenar a água de chuva com rapidez, eliminando os problemas de alagamentos que existiam no setor. A Companhia também construiu 47 bocas de lobo duplas que foram interligadas à nova tubulação pluvial.

“Essas intervenções eram demandas muito antigas que dificultavam o dia a dia da população. Nesta região, há mais de duas décadas, existia um represamento de água, que gerava inundações constantes no período chuvoso, danificando até o asfalto. Todas essas obras, realizadas em duas etapas e no valor de R$ 2,5 milhões, possibilitam o escoamento adequado das enxurradas em 86% da bacia de drenagem na Vila Ozanan e no Planalto”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. A drenagem pluvial e o controle das enchentes é um dos componentes do saneamento ambiental que a Companhia se responsabiliza.

“Zonas com déficit em drenagem, propensas à inundações geram inúmeros impactos negativos sociais, econômicos e ambientais que vão surgindo em decorrência do crescimento não planejado. E sabemos desta realidade em vários bairros de Uberaba. Por isso, nos últimos dois anos investimos mais de R$ 27 milhões em obras de drenagem em toda a cidade. São ações que impactam diretamente na qualidade de vida da população”, reforçou a prefeita Elisa Araújo. Ela esteve conferindo de perto a entrega da drenagem, junto com o presidente da Codau e diretora de Ações Urbanas, Cássia Cristina Silva, os vereadores Anderson Dois Irmãos e Luizinho Kanecao e moradores das proximidades da avenida Jovita Pinheiro.

Confira outras notícias: