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Com digitalização, Governo Municipal aprimora atendimento à população nos Cras”

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O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), implantou a digitalização do Cadastro Único (CadÚnico) nos centros de Referência de Assistência Social (Cras). O processo foi concluído em março e busca agilizar o atendimento e o tempo de resposta à população.

Nos últimos quatro meses, 30 servidores das oito unidades espalhadas pela cidade receberam treinamento como forma de atualização para uso do sistema eletrônico do Cadastro Único. O Governo Municipal também investiu na equipagem dos Cras, entregando 28 computadores para as unidades no ano passado.

Antes, as informações para inscrição ou atualização do CadÚnico eram colhidas manualmente pelos agentes sociais nos Cras. Os formulários eram, então, encaminhados à sede da Secretaria, onde servidores inseriam os dados na plataforma. Com a digitalização na ponta, as informações passaram a ser preenchidas no sistema em tempo real pelos agentes sociais, durante o atendimento.

A chefe do Departamento de Gestão de Benefícios e de Transferência de Renda da Seds, Elisa Kiosz apontou que o novo procedimento tornou a atualização dos dados imediata e diminuiu o tempo de resposta à comunidade no caso do primeiro cadastro. “Em até 48 horas, o cidadão tem em mãos o Número de Identificação Social (NIS) e já pode solicitar benefícios assistenciais. Antes, a geração do NIS podia demorar 30 dias devido à demanda reprimida que se formava na Seds”, comparou.

A digitalização aumentou em 20% a quantidade média diária de atendimentos relativos ao CadÚnico nos Cras, uma vez que o serviço ficou mais rápido. Outros benefícios são a segurança da informação e a otimização do espaço para arquivamento. “O chamado Caderno Verde, instrumento de mais de 30 páginas usado no primeiro cadastro, foi substituído basicamente por três a quatro folhas de papel”, contou Elisa.

Agente social no Cras Residencial 2000, Mário Sérgio Garcia observou que a mudança também contribuiu na melhora da condição de trabalho.

“Além dos ganhos para a comunidade, a digitalização diminui o risco de lesões por esforço repetitivo para o servidor. Eu mesmo já tive problema no punho de tanto preencher cadernos e mais cadernos de cadastros manualmente”, relatou ele.

Em caso de visita domiciliar ou de instabilidade no sistema do CadÚnico ou da internet, as informações serão inseridas posteriormente no sistema.

CadÚnico

O CadÚnico é um registro que permite ao Governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter o cadastro atualizado.

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