Educação e FCU alinham ações por uma cidade antirracista

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Educação e Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial (Cpir) e Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir), reuniram-se para tratar de uma agenda conjunta visando uma cidade antirracista.

Secretária de Educação de Uberaba, a professora Sidnéia Zafalon recebeu o coordenador do Cpir, produtor cultural e músico Reginaldo da Silva, o Peixinho, e a presidente do Conselho, Maria Abadia Vieira da Cruz, nesta quarta-feira (7).

“Viemos alinhar ações com a Educação, em prol de uma cidade antirracista”, afirmou Maria Abadia, enquanto Peixinho pontuou que esse alinhamento é muito importante para avançar nas pautas referentes à igualdade racial, fundamentadas nas leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008.

Segundo ele, a Coordenadoria trabalha com o tema da igualdade racial de maneira multifacetada, abordando questões étnicas, xenofobia e intolerância, sempre em consonância com o Conselho.

Na rede municipal, Sidnéia destacou o projeto Brasil África – um mosaico de arte e cultura, desenvolvido pelo Departamento de Arte e Cultura nas unidades de ensino, este ano, por meio remoto. Chefe do Departamento, a professora Cinara Guimarães também participou da reunião, assim como a diretora de Apoio à Educação Básica, Maria Inez Pucci de Matino Prata.

Conforme Maria Inez, a rede também trabalha a temática por meio de cursos oferecidos pela Casa do Educador, como o de formação docente em “Educação para as Relações Étnico-Raciais”.

Confira outras notícias: