Previous
Next

Equipe de Patrimônio Histórico da FCU participa da Festa de Nossa Senhora D’Abadia

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para salvaguardar a Festa de Nossa Senhora D’Abadia, a equipe de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) participou da tradicional cerimônia de coroação da santa na noite deste domingo (15).

O trabalho de acompanhamento da festa é uma forma de legitimar e comprovar, oficialmente, que a celebração religiosa está perpetuando no calendário litúrgico, já que a comemoração é registrada como Patrimônio Imaterial de Uberaba desde 2019.

“Também fazemos a salvaguarda por meio da divulgação da Festa, ações de educação patrimonial e inserção da basílica nos guias turísticos e demais atividades, trabalhando, assim, com memórias, crenças e símbolos que marcam a vivência coletiva da religiosidade de Uberaba”, pontuou a diretora do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da Fundação Cultural, Maria Thereza Oliveira.

A celebração da Festa da Abadia traz as características dos sentimentos de identificação e pertencimento da própria população. Anualmente, há a mobilização social e difusão por meio dos devotos, voluntários e benfeitores, promovendo, assim a continuidade da tradição que envolve a padroeira da cidade.

Também participaram da cerimônia de coroação o historiador Gustavo Vaz, da Seção Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Sempac), e a estagiária de História, Ana Laura Maciel.

Confira outras notícias: