Previous
Next

Farmácia Central completa 2 anos com 400 atendimentos diários

Compartilhe este post

A Farmácia Aparecida Conceição Ferreira, conhecida como Farmácia Central, comemora 2 anos de atividade neste sábado (18). Localizada na Rua Governador Valadares, 378, no bairro Fabrício, atende diariamente cerca de 400 usuários com diversas demandas em saúde.

Fruto da fusão de duas extintas farmácias públicas municipais, Farmácia de Acolhimento e Farmácia Eurico Vilela, a Farmácia Central foi idealizada para oferecer mais fácil acesso à população a diversas linhas de cuidados em saúde.

“Temos na Farmácia Central uma equipe multiprofissional de servidores públicos municipais, dentre eles farmacêuticos em período integral, técnicos em farmácia, nutricionista, assistente social, enfermeira, serviços-gerais (servente sanitário, auxiliar de administração e vigia) e agente governamental. Esta unidade preza pela eficiência, pelo atendimento humanizado, pelo acolhimento e orientações”, disse o farmacêutico Bruno Rodrigues Silva, responsável técnico pela Farmácia Central.

Nela são dispensados à população, gratuitamente, medicamentos da Farmácia Básica Municipal, aqueles de responsabilidade municipal, considerados obrigatórios pelo Ministério da Saúde.

São dispensados também medicamentos de Programas do Ministério da Saúde para tratamento de Toxoplasmose, Gripe Influenza H1N1 e Hanseníase, bem como Insulina de Ação Rápida, Insulina de Ação Prolongada e Tiras Reagentes para medição de glicemia destinadas a pacientes diabéticos insulino-dependentes.

A Farmácia Central é responsável, ainda, pelas solicitações de Oxigenoterapia Domiciliar demandadas por pacientes internados nos hospitais públicos municipais de Uberaba.

“Temos também produtos para saúde como Fórmulas Nutricionais, Fraldas Geriátricas e o medicamento Levodopa + Benserazida (Prolopa®), disponibilizados (com recursos municipais próprios) a usuários com baixa renda comprovada, mediante avaliação e deferimento por meio de processo administrativo, o que amplia o acesso a linhas de cuidados básicos na saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como nutrição, higiene pessoal e tratamento da Doença de Parkinson”, completou Bruno.

Trata-se de uma iniciativa não obrigatória aos municípios, porém de grande impacto nas necessidades básicas de saúde da população mais carente de Uberaba.

Confira outras notícias: