Previous
Next

Farmácia Escola do Mário Palmério Hospital Universitário atende 1800 pacientes em 2023

Compartilhe este post

O serviço é destinado aos pacientes atendidos no ambulatório

A Farmácia Escola do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) realiza um trabalho de responsabilidade social, oferecendo medicamentos de forma gratuita. Este suporte é destinado preferencialmente aos pacientes que passam por atendimento no Ambulatório do MPHU.

Conforme a farmacêutica Anna Luísa Reis Gonçalves Silva, a Farmácia Escola, vinculada ao curso de Farmácia da Uniube, recebe os medicamentos amostras grátis destinados ao hospital diretamente por representantes de laboratórios farmacêuticos e os distribui aos pacientes que passam pelo Ambulatório SUS. “Centralizamos toda essa medicação, garantindo boas práticas de armazenamento e distribuição realizadas pelo farmacêutico, e facilitamos o acesso destes esses medicamentos aos pacientes, orientando-os sobre o uso racional e possíveis dúvidas medicamentosas”, explica.

Ainda de acordo com a farmacêutica, a dispensação é realizada somente mediante receituário dentro do prazo de validade. Conforme explica, receituário simples de medicamento de uso contínuo tem validade de 6 meses, podendo ser retirado mensalmente com a apresentação da mesma receita durante esse período. Já receituário de controle especial tem validade de 30 dias e receituário de antibiótico 10 dias. “Essa dispensação é realizada pelo farmacêutico, respeitando as premissas de uso racional de produtos farmacêuticos e de boas práticas de dispensação”, completa.

A Farmácia Escola também recebe doações, mas, segundo Anna, existe todo cuidado para que estejam garantidas as condições de integridade da embalagem bem como as identificações mínimas nos produtos, condições de armazenamento e prazo de validade.

Todo trabalho é realizado dentro de um rigoroso sistema de controle. “É controlado toda entrada, saída e estoque dos medicamentos disponíveis”, diz a farmacêutica.

A maior parte dos medicamentos da Farmácia Escola são aqueles utilizados de forma contínua, como, anti-hipertensivos, anticoagulantes, hipoglicemiantes, hipolipemiantes entre outros além de anticoncepcionais e terapias hormonais.

Em 2023, 150 pacientes, em média, retiraram medicamento na Farmácia Escola do MPHU – ou seja, em torno de 1800 pessoas.

A Farmácia Escola funciona dentro do MPHU, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e das 13h às 16h. O telefone é (34) 3352-1721

Confira outras notícias: