Internet das Coisas é tema do Senai Lab na 9ª Expocigra Fiemg

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Senai Lab é espaço para criação, experimentação, prototipagem,compartilhamento, interação e muita inovação


Eventos no Senai Lab integram a 9ª Expocigra Fiemg (feira multissetorial da Fiemg – Regional Vale do RioGrande) trazendo novidades do mundo digital totalmente de forma gratuita. Nasexta-feira (22), durante todo o dia, na sede do Senai Uberaba, serão ministradas oficinas de tecnologia, incluindo Internet das Coisas e Impressora 3D, que fará impressão de protótipos, e discussão sobre o Sistema Plant Simulator.

A abertura do espaço Senai Lab será de 9h às 10h. O espaço é um laboratório para criação, experimentação, prototipagem,compartilhamento, trabalho em conjunto, interação com startups, projetos integradores e espaço de inovação aberto.

O supervisor técnico do Senai,Edson Machado Barbosa, apresentará o workshop “Desmistificando a 4ªRevolução Industrial: a corrida tecnológica rumo à Indústria 4.0”. Indústria4.0 é um conceito que engloba a automação e tecnologia da informação, além de principais inovações desses campos. Esse movimento faz um salto tecnológico de elevar essa automação à máxima potência, permitindo aos robôs desempenharem funções cada vez mais complexas. 

Ainda haverá a oficina”Impressora 3D: Aplicação no Processo Industrial”,  às 14h, que estará exposta imprimindo protótipos ao vivo. Logo após, às 15h, terá a oficina “IOT MINA”. O termo IoT, denonimado “Internet das Coisas”, é destinado a inter-relação entre objetos do cotidiano com potencial computacional,dispositivos de coleta, plataformas de processamento de dados e a internet, ou seja, uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dado. A plataforma Mina utiliza o IoT como uma ferramenta tecnológica para a gestão da produtividade de linhas de produção. 

O coordenador  e técnico do Senai Lab Uberaba, André Deamo,  ministrará também a oficina “Corte e Laser – Aplicando em material plástico, madeira, para peças mais complexas, de precisão, e que permitam mais agilidade no processo produtivo”, que será realizada às 16h. Para fechar a programação, haverá a palestra “Simulação de Processos (Plant Simulator) – Vantagens da digitalização dos processos”, que será às 18h.

 Todo o espaço Senai Lab estará exposto no Senai Uberaba, localizado na Praça Frei Eugênio, na rua São Benedito, número 85. A programação é gratuita e para participar, basta inscrever pelo site expocigra.com.br/programacao

A feira. A ExpoCigra Fiemg é realizada em Uberaba e promovida pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Rio Grande e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os patrocinadores são Grupo Petrópolis, Mosaic e Siamig. O evento também conta como apoio da Câmara Municipal de Uberaba, do Governo Municipal, do Praça Shopping do Sicoob Aracoop. 

Confira outras notícias: