Intervalo para tomar a 3ª dose passa para 5 meses

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Idosos e profissionais de saúde devem conferir no Cartão de Vacinas a data da 2ª dose

O Governo Municipal de Uberaba passa a adotar cinco meses de intervalo para a administração da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Essa antecipação se dá após a Secretaria de Estado de Minas Gerais publicar na quinta-feira (11) a aprovação para a redução no intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Estado de Minas Gerais.

O tempo para tomar a dose de reforço é contado a partir da data que a pessoa completou o seu esquema vacinal, ou seja, tomou a 2ª dose ou a dose única. Esse prazo inicialmente era de 6 meses, mas com a nova decisão passará a valer no intervalo de 5 meses.

“É muito importante que a população fique atenta a essa nova data e olhe no seu Cartão de Vacinas a data que tomou a 2ª dose ou dose única. A dose de reforço é muito importante para garantir que as pessoas tenham uma resposta imunológica forte contra o vírus da Covid-19”, pontuou a coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur.

Conforme consta na deliberação do governo do Estado, a redução no intervalo de administração da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 está condicionada a disponibilidade de doses no Município. A continuidade da aplicação da dose de reforço seguirá conforme o envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Ministério da Saúde autorizou a aplicação de 2ª dose em apenas três públicos; idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas com imunossupressão. Qualquer pessoa que já tenha completado 60 anos, ou que tenha se vacinado no início da campanha de vacinação como profissional de saúde, pode comparecer ao posto de vacinação, contados os 5 meses a partir da data que tomou a 2ª dose ou dose única.

A dose de reforço das pessoas com imunossupressão segue normalmente com o intervalo de 28 dias. A vacinação contra a Covid-19 em Uberaba seguirá na terça-feira (16), das 8h30 às 16h, no ponto de vacinação do Shopping Uberaba (carro e a pé); Praça Shopping (somente a pé) e Unidades de Saúde (com horário de almoço das 12h às 13h). Com as Unidades de Saúde, UMS Valdemar Hial Junior, no Tancredo Neves e UMS Álvaro Guaritá, no Vallim de Melo, vacinando até às 20h.

Confira outras notícias: