A sexta-feira (12) foi dia de reflexão e de lição de vida na Prefeitura de Uberaba. A reflexão sobre a saúde do homem teve direito à aula do experiente urologista Luciano Pousa Cartafina e a lição veio do chefe da Seção de Serviços Operacionais da Secretaria de Administração, Leônidas Albino Júnior, que prestou emocionante depoimento sobre a decisão de se prevenir e driblar o câncer de próstata.
Trata-se do “Momento Azul – O Homem Saudável”, evento promovido pelo Governo Municipal para servidores do sexo masculino das diversas pastas, proporcionando esclarecimentos sobre “Os cuidados necessários à saúde do homem”, título da aula de Cartafina.
O evento teve saudação inicial do prefeito em exercício, Moacyr Lopes, e do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, cuja pasta organizou o evento, entre 9h e 11h, com apoio da Chefia de Gabinete.
Antes da aula, entretanto, chamou a atenção a coragem e disponibilidade de Leônidas Albino Júnior para falar sobre o tema, após intervenção cirúrgica que o livrou de um tumor na próstata. “Hoje o que mais nos mata é o preconceito”, começou ele. Ele revelou ter avô, tio, mãe e irmão que enfrentaram o câncer. “Entendi que, se eu quisesse ter uma vida com a minha família, eu teria que fazer a prevenção. Então, optei por fazer duas vezes por ano esse controle, que é gratuito”, contou.
Leônidas testemunhou ainda haver preconceito entre homens que conhece, mas diz ter aprendido a combater esse comportamento. “Não deixei de ser mais ou menos viril, mais ou menos homem”, disse. Arrancou aplausos dos colegas no anfiteatro ao lembrar o abraço carinhoso da esposa e seus dois filhos, após a cirurgia. “Quando isso aconteceu eu pensei: valeu a pena”, finalizou.
Durante a aula, Cartafina apresentou dados da doença no Brasil e no mundo, falou da prevenção e cura, além de alertar para a constatação de que “98% dos cânceres descobertos ainda dentro da próstata têm cura”.
Lembrou também que os homens “devem procurar o médico, a partir dos 50 anos, mas aos 40 anos, se tiverem casos de câncer de próstata na família. Os exames gratuitos podem ser agendados nas unidades de saúde da rede municipal”.