Previous
Next

Nomeada nova direção da Coordenadoria de Política LGBT

Compartilhe este post

A Coordenadoria de Política de LGBT, da Fundação Cultural de Uberaba, está sob nova coordenação: a cientista social Lucimira Reis. A nomeação foi feita no Porta-Voz do Munícipio da última quarta-feira (9) e pode ser acessado pelo link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MjMyNDI4 a partir da página 19.

“Agradeço ao Governo Municipal pela confiança. Estou aqui para trabalhar e fazer com que nós, LGBTTI+, tenhamos políticas públicas dentro do Governo. Precisamos estar todas unidas nessa luta – poder público e movimentos sociais”, pontuou a nova coordenadora.

Lucimira Reis é bacharel em Ciências Sociais e pós-graduada em Sociologia. Atualmente, é acadêmica de Psicologia na Universidade de Uberaba. Com extenso currículo, a coordenadora traz sua experiência de trabalho com a comunidade LGBTTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) de mais de duas décadas para a Pasta. Ao longo dos anos, participou e organizou fóruns, seminários, rodas de conversa, além do trabalho de campo para atender demandas da comunidade, inclusive, da população travesti e transexual.

Esteve envolvida com o Centro de Referência em Direitos Humanos contra a Homofobia e com o programa Brasil Sem Homofobia. Além disso, atuou, em 2009, na criação do Centro de Referência da Vila Esperança, no bairro Vila Esperança I, trabalhando com a mulher e suas diferenças culturais, focando no combate à homofobia e transfobia. Criou o 1º e o 2º Fórum LGBTTI+ de Uberaba, que contaram com a participação de figuras importantes do movimento, como o promotor André Tuma e Ana Lodi, representante pioneira na luta dos direitos LGBTTI+ no Brasil, e a desembargadora Maria Berenice Dias.

É integrante, desde 2019, da Comissão de Diversidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia, conselho que trabalha as questões LGBTTI+ e outras diversidades transversais.

Em 2021, participou da criação da Liga Acadêmica de Sexualidade, Gênero e Corpo (Lisen), do curso de Psicologia da Universidade de Uberaba, com o objetivo de trabalhar com a sexualidade em suas interfaces (orientação sexual, identidade de gênero e mulher). É presidente fundadora do Instituto Gegaya de Direitos Humanos.

A coordenadora também participa de trabalhos pontuais, de combate à homofobia, em ONGs, como Casa Claridade, Centro Espírita de Caritas, Casa Fraterna Irmã Dulce, Associação Saiba Viver com HIV, entre outras.

Lucimira fez parcerias com movimentos sociais, pensando na formação de rede de proteção aos direitos humanos, bem como com instituições – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uniube, Comissão de Diversidade e Gênero da OAB, Comissão de Diversidade e Gênero de Psicologia e Liga Acadêmica de Sexualidade da UFTM.

Confira outras notícias: