Nova Diretoria da Apac Uberaba é estabelecida

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em reunião nesta quinta-feira (11), no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, foi anunciada a nova Diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) do Município. A reativação da Associação de Uberaba foi anunciada no final de outubro deste ano. As Apacs são uma alternativa ao sistema prisional comum para recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

A reunião contou com a presença do secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Alexandre Marcelo Costa de Oliveira. Representando a Apac estavam presentes Vanilda G. Leite, Eni Dorneles Silva, Ismael I. Prado, Luis Fernando de Freitas e George Júnior Pereira; pela OAB, Rosa Helena Alves; enquanto Maria de Fátima Freitas representou o Conselho da Comunidade Penitenciária; o Rotary Club foi representado por Luis H. Borges; a Controladoria-Geral da Câmara Municipal de Uberaba por Marcelo Palis. Também participaram a chefe do Departamento de Projetos e Parcerias Público-Privadas, Ana Thereza Correa Rangel; e o assessor da Comseg, Rodrigo Roel Costa.

Segundo Alexandre Marcelo, com a Diretoria estabelecida, o próximo passo é realizar assembleia e efetivar o registro da ata com os nomes em cartório. Os presentes também concordaram com a área de 11 mil metros quadrados que o Governo Municipal está estudando para ceder à Associação, localizada no Residencial Maria da Glória.

“O sistema Apac é muito bem visto pelo sistema Judiciário, pois é mais econômico e com índice de reincidência de 15% apenas dos presos, por isso, vamos trazer a discussão mais ampla, envolvendo Câmara, associações da Sociedade Civil Organizada e da comunidade de forma geral, pois se trata de um projeto que envolve a todos, principalmente as famílias dos presos e egressos do sistema prisional”, relatou.

Os membros da Diretoria, a serem publicados em cartório, são os seguintes: presidente Eni Lázara Dorneles Silva; vice-presidente Vanilda Guimarães Gonçalves Leite; secretário Luis Fernando de Freitas; secretário-adjunto George Júnior Pereira; diretor executivo Diácono Renato Afonso; presidente do Conselho Fiscal, Leuces Teixeira; vice-presidente do Conselho Fiscal, Ismael Júnior de Prado; e secretária do Conselho Fiscal, Maria Aparecida Ferreira.

Vanilda Leite ressaltou que a reativação da Associação é um sonho que está se concretizando. “Sendo concretizada a doação do terreno, o próximo passo é publicar a nova Diretoria no Porta-Voz para então começar a caminhar”, pontuou Vanilda.

Confira outras notícias: